Lançamento de curso online: como encerrar o atual e preparar outro

Lançando um Infoproduto

Seu primeiro curso online foi um sucesso ou não atendeu suas expectativas? Se a lucratividade que você desejava não foi alcançada, fique tranquilo e comece a preparar seu próximo lançamento de curso online.

Talvez você não tenha certeza se vale a pena lançar outro infoproduto. Ainda mais se o anterior não vendeu o suficiente. Saiba que é comum o primeiro lançamento deixar a desejar. Isso acontece com a maioria dos criadores de produtos digitais.

Isso porque o que vai definir o seu sucesso é o lançamento do seu segundo curso online. O motivo é simples: o primeiro serve como um teste para aprender mais sobre seu público e o que desejam.

Essas informações serão úteis para que você possa construir infoprodutos melhores posteriormente.

A boa notícia é que você já cumpriu essa etapa. Então, independentemente do resultado do seu primeiro curso online, siga em frente e prepare seu próximo lançamento.

Encerrando um curso online para preparar outro

Antes de mais nada, você precisa encerrar seu curso online atual para começar a preparar outro. Mas você precisa fazer isso sem perder clientes e sem prejudicar a sua reputação.

Mesmo que o seu curso não tenha sido totalmente reprovado, pode haver um momento em que você queira encerrar as inscrições definitivamente para trabalhar em outro projeto.

Talvez você queira atender a um público-alvo diferente. Ou talvez seu curso online esteja desatualizado e você queira oferecer ao seu público outro novo e melhor.

Você também pode considerar outra perspectiva: você pode ajudar outras pessoas com sua história de suposto fracasso em um curso online, da mesma forma que pode aprender com os erros dos outros.

Saiba que histórias de fracasso levam à transferência de aprendizagem. Isso quer dizer que você pode ajudar a si mesmo e aos seus clientes também. Afinal, as pessoas se identificam com histórias de luta e superação.

Então, o objetivo aqui é colher o que tiver de mais útil em sua experiência de curso online para preparar projetos futuros.

Então, seja qual for o motivo que leva você a encerrar seu atual curso, mostraremos como fazer isso da forma correta. Assim você não perderá clientes. Além disso, vamos explicar como preparar seu próximo lançamento de curso online.

Passo 1: Registre todos os seus valiosos aprendizados

Em primeiro lugar, é importante coletar todos os insights que você puder com a experiência obtida no curso online. A cada desafio de negócio que você enfrenta, há lições que ensinam como ser um empreendedor mais forte, mais resiliente e, por fim, mais bem sucedido.

Saiba que é fundamental ver o fracasso como uma lição de negócios, e não um beco sem saída. Não há problema em abandonar uma ideia que não está funcionando, contanto que você aprenda com seus erros.

Além disso, é importante que integre esse conhecimento em seu próximo infoproduto. Agora, responda as seguintes perguntas:

Por que exatamente você está fechando seu curso online?

– O que deu errado?

– O que deu certo?

– Se você pudesse fazer tudo de novo, o que faria de diferente?

Essa análise é útil se você planeja continuar atendendo o mesmo nicho de mercado. Isso porque não importa o que aconteça, depois de lançar um curso online, você aprende mais sobre seu público-alvo ao longo da experiência.

Isso significa que você fica sabendo das necessidades e desejos deles em um nível mais profundo. Isso permite atendê-los com mais precisão no futuro.

Em outras palavras, você pode considerar seu primeiro curso online um aprendizado. Então, quanto mais falhas você experimenta, mais perto estará do seu objetivo. Considere, por exemplo, grandes empresas de tecnologia como Bing, Google e LinkedIn.

Eles perceberam como os experimentos de aprendizagem são vitais para ampliar seus resultados financeiros, a ponto de aumentar o número de lançamentos nos últimos anos.

Passo 2: Descubra como usar o conteúdo anterior para o próximo lançamento de curso online

Outro passo valioso a ser dado ao encerrar seu curso online é selecionar o conteúdo que você pode reaproveitar em outros produtos digitais.

No entanto, se você estiver indo em uma direção totalmente diferente, tanto em termos de nicho de mercado quanto de negócios, pule essa etapa e siga para o terceiro passo.

Mas se você pretende atender o mesmo público-alvo, a dica é descubra o que você pode salvar no conteúdo anterior. Para saber o que reaproveitar, faça perguntas a parte mais importante do seu negócio: seus clientes. Portanto, o melhor a fazer é uma pesquisa.

Use ferramentas de pesquisa, como Google Forms ou SurveyMonkey  para pedir feedback aos clientes do seu curso online. Pergunte o que eles mais gostaram no seu infoproduto e quais foram os conteúdos mais úteis. Pegue esses insights e use-os para trabalhar em seu próximo lançamento de curso online.

Depois de fazer sua pesquisa, você pode até descobrir que criar um produto digital reformulado é a melhor jogada. Sem dúvida, seu público-alvo é uma fonte de conhecimento para lhe dizer o que criar e vender para eles.

Buscar informações de seus clientes para o desenvolvimento de infoprodutos é ótimo para as vendas. Assim você estará gerando ideias a partir de sua base de usuários.

De fato, vale a pena conversar regularmente com seus clientes para obter feedback continuamente e criar cursos online melhores.

Etapa 3: Tenha um plano e um produto de substituição antes de avisar os clientes sobre o encerramento

Agora é o momento de encerrar oficialmente o acesso ao seu curso online. No entanto, não é tão simples quanto escolher uma data no calendário e tirar a página do produto do ar.

Para evitar que seus clientes abandonem totalmente seu negócio, é importante ter um plano para onde direcioná-los depois que seu curso online terminar.

É aqui que a pesquisa do cliente é útil, pois você reuniu todos os insights para descobrir como melhor atender ao seu público no futuro.

Se você está nesse negócio há muito tempo, considere a criação de um produto de substituição novo e aprimorado antes de encerrar seu curso online.

Isso deve exigir certo trabalho, mas vale a pena, especialmente se você deseja obter a lealdade de seus clientes.

Além do mais, se você já conta com uma plataforma EAD multifuncional para gerenciar e vender seus produtos digitais, a tecnologia e a logística por trás da inserção de novos produtos não deve ser assustadora. Mais adiante falaremos sobre isso.

Outra opção é vender o curso online que está expirando com um grande desconto. A principal lição aqui é ter um plano claro de encerramento e saber para onde direcionar seus clientes.

Passo 4: Diga adeus e direcione os clientes para seu próximo lançamento de curso online

Quando a data de expiração chegar, é hora de arquivar oficialmente seu curso online e anunciar o encerramento. Você pode fazer isso por e-mail. Há uma série de modelos úteis, por exemplo:

Olá [primeiro nome]!

Em primeiro lugar, quero agradecer por você ser um cliente dedicado. A única razão pela qual [nome do seu curso] existe é para ajudar pessoas como você a alcançar seus objetivos [grande benefício].

Portanto, obrigado por confiar! Para continuar ajudando você a chegar onde deseja, temos algumas notícias privilegiadas para compartilhar.

O [nome do curso online] está fechando suas portas porque estamos trabalhando em uma fórmula complementar inovadora que deve duplicar seus resultados [detalhes do motivo do fechamento].

Portanto, tomamos a importante decisão de ajudá-lo de uma maneira diferente. Então não se preocupe. Estamos fazendo todo o possível para garantir que você receba um novo infoproduto aprimorado. 

Mais detalhes nas próximas semanas. Mas eu queria que você fosse um dos primeiros a saber dessa grande mudança à medida que desenvolvemos nosso próximo lançamento de curso online.

Se você tiver alguma sugestão, dúvidas ou perguntas, basta responder esse e-mail. 

Com gratidão, 

[seu nome]

E-mail 2: Anunciando o lançamento de curso online

O segundo e-mail pode fornecer mais detalhes sobre o lançamento do seu novo curso online. Além disso, oferecer aos seus clientes uma alternativa para resolver o mesmo problema.

Olá [primeiro nome]! 

Na semana passada informei você sobre nossa decisão de encerrar o [nome do curso online]. Embora não tenha sido uma decisão fácil, sabemos que você se beneficiará com isso. 

Aqui está o porquê:

Recebemos o feedback de vários clientes e estamos desenvolvendo um produto para atender melhor a expectativa de todos. 

Com essas mudanças, nossa equipe pode atendê-lo melhor e ajudá-lo a atingir suas metas. Estou super animado com o que está por vir. 

Você pode verificar os detalhes aqui [link do novo curso online].

Com gratidão, 

[seu nome]

Você pode completar com outro e-mail de lembrete, por exemplo:

Olá [primeiro nome]! 

Apenas um lembrete final, se você quiser acessar qualquer material do [nome do curso online], faça-o antes de [data de encerramento].

Depois disso, [nome do curso online] estará oficialmente fechando suas portas. 

A boa notícia é que você ainda pode obter [grande benefício] de uma maneira nova e aprimorada com [nome do seu novo produto digital].

Saiba mais aqui [link do novo curso online]. 

Como sempre, estamos aqui para ajudá-lo a [objetivo relacionado].

Com gratidão, 

[seu nome]

Use as redes sociais

Além dos e-mails, também é uma boa ideia anunciar o encerramento do curso atual e o lançamento do novo curso online nas redes sociais.

Ao postar o anúncio no Facebook, por exemplo, certifique-se de falar sobre o assunto de forma positiva, garantindo ao seu público que prioriza o interesse deles.

Uma maneira de tranquilizá-los é mostrar gratidão. Além de agradecer sinceramente aos clientes que compraram seu curso online, dê um passo além e fale sobre sua nova proposta de infoproduto. Por fim, publique detalhes sobre o anúncio em seu site.

Você pode substituir o conteúdo da página de destino do curso anterior pelo anúncio do novo curso. Assim como o Google fez com o anúncio do serviço Allo, explicando porque o produto foi descontinuado.

Semelhante ao botão CTA azul “Saiba mais” do Allo, você pode incluir um CTA que direciona seus visitantes a uma página de destino com seu novo lançamento de curso online.

Encerre seu curso online em grande estilo

Embora possa ser desanimador encerrar produtos digitais que você se dedicou tanto para lançar, encare isso como parte do processo dos seus negócios online.

Conforme sua marca e as preferências dos clientes amadurecem, você naturalmente precisará eliminar infoprodutos que não se adaptam mais ao seu negócio.

Anote todas as valiosas lições de aprendizado do lançamento de seu curso online e use-as para melhorar os produtos digitais que você lançará no futuro.

Além disso, determine maneiras de redirecionar seu conteúdo para continuar a ajudar seu público (se for relevante, é claro).

Forneça alguns pontos-chave lembrando aos alunos o que eles devem reter de cada módulo. Isso também pode se conectar com o aprendizado do próximo curso, ilustrando como esses conceitos serão construídos à medida que o curso avança.

Isso também ajuda os alunos que podem estar com dificuldades, a revisar o essencial. Além disso, permite que eles próprios dirijam sua revisão e reflexão.

Encerrar seu curso de forma planejada oferece a oportunidades para reflexão e integração de conhecimentos úteis. É também um momento para encerrar experiências sociais e cognitivas positivas.

Escolha a melhor plataforma EAD

Talvez você ainda não tenha experimentado vender seu curso online através de uma plataforma EAD ou já usou alguma e não gostou do resultado. Saiba que escolher um bom sistema de ensino a distância é fundamental para o sucesso do seu infoproduto.

Portanto, a dica é conhecer a plataforma EAD Genius, uma solução multifuncional para ajudá-lo a gerenciar e vender seu curso online. Essa ferramenta oferece inúmeros recursos e funcionalidades em um painel intuitivo.

Além disso, não requer nenhuma habilidade técnica. Seguindo as instruções, em poucos minutos seu curso online estará disponível para a venda.

Talvez a sua ideia seja criar um clube de assinatura para liberar seu conteúdo de forma semanal ou mensal. A Genius também oferece essa solução para atender suas expectativas.

Na Genius seu conteúdo estará seguro, sendo que o acesso é liberado apenas para os alunos pagantes.  Você ainda pode hospedar um grande número de arquivos de vídeo, texto e outros materiais que pretenda utilizar em suas aulas ou treinamentos.

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da Lista Vip

Receba conteúdo exclusivo

Veja mais

®2020 Genius EAD | Todos os direitos reservados​