A fórmula definitiva para lançar cursos online

Gravando vídeo aulas

Depois de criar seu curso online, sua próxima tarefa será o lançamento digital.

Existem duas maneiras principais de realizar um lançamento. A primeira é lançar seu infoproduto de forma cronometrada (onde as vendas acontecem dentro de uma janela de tempo específica e depois são encerradas).

Outra possibilidade é lançar um curso por tempo indeterminado (onde as pessoas podem comprar a qualquer momento). Ambos os métodos têm seus prós e contras. Lançar cursos online cronometrados cria urgência e incentiva os clientes a agir antes do encerramento do curso.

No entanto, esse tipo de lançamento pode ser mais exigente e cansativo para você. Por outro lado, não estabelecer uma data para encerrar as compras do seu curso online tende a ser menos estressante. Além disso, oferece mais tempo para você captar novos clientes interessados em comprar seu infoproduto.

Quer você disponibilize seu curso online através de um lançamento cronometrado ou por tempo indeterminado, você precisará de uma plataforma EAD para realizar as vendas.

Estamos falando de um sistema de ensino a distância para armazenar e vender seu curso online. Nesse ambiente seus clientes terão acesso ao seu conteúdo e você terá à disposição as funcionalidades necessárias para garantir um bom aprendizado a todos. (mais adiante, uma ótima dica de plataforma EAD).

Escolha o formato do seu curso online

Os cursos online podem ser apresentados em diferentes formatos. Por exemplo: você pode ensinar cada lição usando materiais escritos em arquivos de PDF. Inserir vídeo-aulas em seu conteúdo também é uma boa ideia, bem como aulas gravadas em áudio ou uma apresentação de slides.

Tente misturar e combinar formatos diferentes para que seus clientes assimilem melhor as aulas. Por exemplo, crie um vídeo introdutório para cada módulo, junto com lições escritas disponíveis para download.

Aulas em vídeo geralmente é um tipo de conteúdo mais envolvente. Sem dúvida, o vídeo é uma ótima maneira de construir um relacionamento duradouro com seus clientes.

Isso oferece ao seu curso online uma sensação “premium” e permite que você cobre mais por ele. Infelizmente, o vídeo também é o formato mais demorado de criar e editar.

O texto é o oposto porque os materiais escritos são mais fáceis de produzir. Entretanto, em comparação com o vídeo, o texto é menos envolvente para os alunos.

Considere algumas das seguintes questões ao escolher um formato para o seu curso:

Qual formato você se sente mais confortável em criar: Você adora estar na frente das câmeras ou tem mais habilidade com a escrita? Tente reunir suas habilidades e interesses pessoais ao escolher o formato de curso online certo para você.

Pense em como seus alunos gostam de aprender: Eles preferem ler o material em seu próprio ritmo, ou assistir a aulas em vídeo?

Considere os tipos de aulas que você está ensinando: Se você está mostrando a alguém como dominar uma habilidade ou realizar uma ação, o vídeo é a escolha ideal. Mas, se os alunos precisarem consultar seu material regularmente, oferecer arquivos de texto para download pode ser uma opção melhor.

Como definir o preço antes de lançar cursos online 

Depois de definir o formato e desenvolver todo o conteúdo do seu curso online, você precisará determinar um preço para vendê-lo. Às vezes, esse é um grande obstáculo para os criadores de infoprodutos. Isso porque cada faixa de preço tem seu próprio conjunto de pontos positivos e negativos.

Lembre-se de que o preço é um processo. Então você pode começar com um preço mais baixo para o seu curso e, em seguida, aumentar mais tarde, à medida que ganha confiança do seu público-alvo e compartilha depoimentos de alunos satisfeitos.

Se você deseja tornar seu curso online acessível para um grande número de pessoas, ter um preço mais baixo pode ser uma boa opção. Mas, tenha em mente que um curso online barato demais pode diminuir a expectativa de valor do seu produto digital.

Por outro lado, se a ideia é oferecer um preço alto, você precisa ter certeza de que pode entregar um curso online altamente valioso, com diferentes formatos de conteúdo, suporte ao cliente e muito mais.

Se você tem o conteúdo e o potencial para atingir altos preços, terá a possibilidade de alcançar suas metas de receita mais rapidamente, sem precisar de muitos clientes pagantes. A dica é acrescentar materiais extras ao seu curso como acesso a uma comunidade privada no Facebook ou grupo no WhatsApp.

Lembre-se também que a alta qualidade de produção permite que você cobre mais, ajudando a fazer seu investimento valer a pena.

No entanto, um curso online caro significa uma base de clientes mais limitada. Nesse caso, você eliminará uma grande quantidade de clientes em potencial porque eles não terão condições financeiras de pagar pelo seu infoproduto.

Como lançar cursos online

Recomendamos lançar cursos online para sua lista de e-mail. Assim alcançará pessoas que já optaram por receber notícias suas. A ferramenta MailChimp poderá ajudá-lo nessa tarefa.

Se a ideia é lançar cursos online de forma cronometrada, a dica é seguir o seguinte roteiro de envio durante oito dias seguidos:

Dia 1: E-mail do “Teaser do Curso”. Esta é a sua oportunidade de informar ao seu público que você está trabalhando em um curso online. A ideia é que eles fiquem atentos aos próximos e-mails.

Dia 2: E-mail “O que há no curso”. Neste e-mail, você descreverá o que as pessoas devem esperar de seu curso online.

Dia 3: Email “Curso aberto”. Neste e-mail, comunique que seu curso está aberto e coloque um link para a compra em sua plataforma EAD.

Dia 4: E-mail “FAQ”. Neste e-mail, você deseja responder às possíveis dúvidas sobre o seu curso online. Coisas como, “por quanto tempo terei acesso ao curso?” ou “o curso emite certificado?”

Dia 5: Email “Bônus surpresa”. Use este e-mail para oferecer um conteúdo adicional que é uma “surpresa” que todos receberão de graça se comprarem agora.

Dia 6: E-mail “Obrigado” e e-mail de prova social. Certifique-se de agradecer a todos por lerem seus e-mails e por fazerem parte do seu lançamento.

Dia 7: Email “Urgência”. Neste e-mail, você vai dizer que as inscrições para seu curso online estão encerrando. Crie um argumento convincente para explicar por que faz sentido comprar agora, mencione o bônus surpresa e crie uma urgência em torno de comprar o curso antes que seja tarde demais.

Dia 8: Série de e-mails “Última chance”. Este dia tem potencial para ser o seu dia mais lucrativo. Qualquer pessoa ansiosa vai comprar o seu curso online rapidamente. É por isso que você deve terminar com força enviando 3 e-mails.

3 E-mails matadores

Primeiro E-mail – envie às 9h: Informe a sua lista que hoje é o ÚLTIMO dia para fazer o curso e diga por que você tem que encerrar as inscrições e a que horas.

Segundo – entre 15h e 16h: Envie um lembrete ao meio-dia de que o tempo está acabando, o quanto você está grato a todos que já realizaram uma compra e como foi maravilhoso o lançamento do curso.

Terceiro –  1 hora antes do encerramento: Este deve ser um e-mail rápido destacando que essa é a última chance de obter o curso.

Neste ponto, você pode estar pensando: “Minha lista de e-mail é muito pequena, o que fazer?” De fato, o tamanho do seu público terá um impacto direto na quantidade de vendas que você fará ao lançar cursos online.

No entanto, é comum que criadores de produtos digitais iniciantes ainda não tenham coletado uma grande quantidade de leads. Então, se você tiver uma lista de e-mail pequena, não se desespere. Talvez tenha um público em redes sociais ou em seu blog, nesse caso direcione suas mensagens para eles.

Saiba que não é preciso ter um grande público. Contanto que você tenha cerca de 100 pessoas interessadas, já será possível lançar seu curso online. No entanto, antes de começar o lançamento, certifique-se de que seu público esteja aquecido e tenha a chance de consumir alguns de seus outros conteúdos.

Ao compartilhar e publicar postagens de blog de alta qualidade ou e-books para download antes do lançamento, você pode mostrar a eles toda a sua capacidade e se estabelecer como um especialista em seu nicho de mercado.

Melhor estratégia de e-mail marketing para lançar cursos online

Caso não esteja 100% claro até agora, simplesmente criar um curso online e esperar que ele venda por conta própria não vai funcionar!

Muitos criadores de produtos digitais ganham bastante dinheiro nos primeiros dias de lançamento de um curso online. Embora geralmente sejam pessoas que têm um público pré-existente, com uma lista de e-mails que vem crescendo há anos.

Portanto, você precisará aumentar seu público rapidamente para aumentar suas chances de vender seu infoproduto. Além disso, nutrir seus leads e, em seguida, executar um plano de lançamento bem elaborado.

Lançar cursos online é, sem dúvida, um daqueles momentos decisivos. Portanto, não vai resolver enviar uma mensagem genérica do tido: “compre meu novo curso sobre marketing digital”.

Então, o ideal é aplicar algumas estratégias comprovadamente eficazes para lançar cursos online. Nossa primeira dica é usar o fator de escassez.

Em seus esforços de marketing, sua meta é motivar clientes em potencial a comprar seu curso online. Mesmo que o infoproduto seja a solução perfeita para o problema de um cliente, você precisará convencê-lo de fazer a compra rapidamente.

É ai que entra o marketing de escassez! Isso significa transmitir a sensação de que seus clientes em potencial realmente podem perder algo valioso se não comprarem rápido.

A seguir, 3 opções para aplicar a estratégia de marketing de escassez.

Opção de escassez 1: Desconto de lançamento

Esta é a estratégia de escassez mais fácil para o seu primeiro lançamento. Simplesmente reduza o preço do seu produto em 30 ou 50% durante um tempo limitado. Sua janela de lançamento deve ser de 5 a 14 dias.

Se as pessoas comprarem durante esse período, elas obterão seu curso online por um preço menor do que você irá vendê-lo posteriormente (após o término da janela de lançamento). Certamente, essa é uma ótima maneira de recompensar os clientes por se anteciparem.

Opção de escassez 2: Bônus especiais

Existe algum material que você possa oferecer de bônus apenas  para as pessoas que se inscreverem agora? Pode ser o acesso especial a um webinar, aulas complementares, um e-book, etc…

O objetivo é deixar claro que este bônus não estará mais disponível para os clientes após o fechamento da janela especial de lançamento. De fato, oferecer bônus especiais permite que você mantenha seu preço consistente enquanto incentiva os clientes desde o início.

Opção 3 de escassez: Fechando o curso

Essa estratégia é popular entre os cursos de alto preço e por um bom motivo. Mesmo quando você oferece um desconto, os visitantes sabem que ainda podem se inscrever no curso mais tarde.

Mas, ao fechar completamente o curso, você impede um visitante de comprar. Portanto, esse é um forte motivador para levar seu cliente potencial a agir durante a janela de lançamento.

Como vender seu curso online

Depois que você criou o conteúdo, definiu o formato de exibição e precificou seu infoproduto, basta vendê-lo através de uma plataforma EAD.

A dica é usar a plataforma EAD Genius, uma das mais confiáveis e eficientes do mercado. Trata-se de um sistema de ensino a distância que facilita a inserção de todo o material do seu curso (vídeo-aulas, arquivos de texto, áudios, gráficos, etc). Além disso, limita o acesso apenas aos alunos pagantes.

A Genius oferece diferentes formas de pagamento (cartão, boleto, Pagar.me, PagSeguro, etc). O sistema é simples e intuitivo e não requer nenhuma habilidade técnica. Com alguns cliques e em poucos minutos seu curso online estará disponível para a venda. A Genius emite certificado, oferece chat online e ainda permite a criação de lives.

Conclusão

Por fim, lançar cursos online não precisa ser algo complicado. Como você viu, a melhor fórmula de lançamento é o envio de e-mail marketing para seus leads. Também faça postagens nas redes sociais para gerar entusiasmo em torno do lançamento do seu produto digital.

Crie um senso de urgência destacando quando as inscrições serão encerradas. Depois de fazer uma venda, continue estimulando e envolvendo seu público-alvo.

Em seu primeiro curso, concentre-se em oferecer um conteúdo de valor aos seus clientes e não deixe de coletar feedback para criar cursos cada vez melhores.

Lembre-se de que estará ajudando as pessoas a aprender novas habilidades e ao mesmo tempo gerando uma renda passiva.

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