Domínio para produto digital: 6 dicas para um nome perfeito

Registrar domínio site

Escolher um domínio para produto digital não deve ser uma tarefa complicada. Ainda mais quando você já tem todo o conteúdo pronto para fazer o lançamento e seu site está quase pronto para ir ao ar.

O nome de domínio é uma decisão importante. Afinal, será seu endereço online. E quando você está começando a criar infoprodutos, escolher o nome certo é fundamental, assim como escolher o local ideal para uma loja física, por exemplo.

Sem dúvida, seu domínio é uma grande parte da sua marca. Portanto, é preciso que ele fique na cabeça de seus clientes em potencial e seja fácil de encontrar.

Mas às vezes parece que todos os bons nomes já estão ocupados, principalmente se você estiver trabalhando em um nicho de mercado altamente competitivo.

Então, o que você pode fazer para encontrar o melhor domínio para produto digital? A seguir, confira algumas dicas para escolher o nome perfeito!

1 – Domínio para produto digital: Escolha o final do seu URL

Antes de mais nada, é preciso entender alguns detalhes técnicos. Seu domínio de nível superior (TLD) é o final do seu URL, por exemplo .com, .br, .org, .net ou outro.

Você também verá TLDs associados a países específicos, como .uk (Reino Unido) ou .dk (Dinamarca). Esses são domínios de nível superior com códigos de países.

Muitos criadores de produtos digitais preferem usar o .com. Isso porque é usado por 50% de todos os sites na Internet, sendo o TLD mais comum.

Quer saber por que .com é uma escolha tão popular? A resposta é simples: essa é uma das extensões de nome de domínio com mais autoridade e menos spam.

Usar .com faz com que seu site pareça mais legítimo para seus clientes. Ainda mais quando se trata de otimização para mecanismos de pesquisa (SEO).

As pessoas, especialmente nos Estados Unidos, estão mais familiarizadas com os nomes de domínio .com do que qualquer outro. Já no Brasil, o .com.br é predominante. Portanto, analise suas opções e escolha aquele que melhor se adequar as suas pretensões de negócios.

Você pode verificar se a sua escolha de nome de domínio principal está disponível por meio de um registrador de nomes de domínio. Vamos falar sobre isso mais adiante.

Se a sua escolha de domínio não estiver disponível, tente outra alternativa antes de escolher um TLD diferente.

Agora que você já entendeu esse detalhe técnico, vamos para a próxima etapa que é o nome que vem antes do .com.br.

2 – Torne seu domínio a representação da sua marca

Seu nome de domínio estará em seu blog, nas redes sociais e nas páginas de destino, por isso deve ser o mesmo (ou pelo menos semelhante) ao nome do seu negócio online.

No caso de um produto digital, use o próprio nome ou uma palavra chave relacionada ao seu tema. Se você ainda não tem nenhuma ideia, pesquise no Google produtos digitais semelhantes ao seu e veja quais são seus nomes de domínio.

Vamos supor que você seja um coach e venda cursos online sobre mentalidade empresarial. Certamente, a sua marca tem tudo a ver com compartilhar sua experiência pessoal com outras pessoas para ajudá-las a ter sucesso em seus negócios e em suas vidas.

Talvez você mesmo seja sua marca e prefira usar seu próprio nome. Mas se preferir focar no tema do seu infoproduto, selecione a melhor palavra-chave.

Um ótimo nome de domínio para produto digital representa seu negócio e o que você tem a oferecer a seus clientes.

Uma boa dica é usar uma ferramenta de palavras-chave gratuita como o Ubersuggest para fazer um brainstorm de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Em seguida, escolher uma ou duas palavras para usar em seu nome de domínio.

Dito isso, embora as palavras-chave ajudem a deixar claro qual é sua proposta de infoproduto, às vezes também podem soar de maneira genérica ou até mesmo como spam.

Saiba que os especialistas em SEO desaconselham nomes de domínio “ricos em palavras-chave”, por exemplo, “melhores-marmitas-para-treinos-fitness.com.br”.

Embora no passado esses tipos de nomes de domínio já tenham tido peso como fator de classificação, a tendência é que seja associado a conteúdos de baixa qualidade.

Isso significa que os pesquisadores (e mecanismos de pesquisa) agora vêem de forma negativa nomes de domínio com muitas palavras-chave.

Exemplo de domínio para produto digital:

Para fazer um uso inteligente de palavras-chave no domínio para produto digital, a dica é tentar descrever com duas palavras o que seu infoproduto oferece aos clientes.

Por exemplo: se você pretende lançar um curso online sobre meditação, uma boa ideia de domínio seria: osegredodemeditar.com.br. Nesse caso, o nome do seu curso online seria o mesmo do seu domínio: O Segredo de Meditar.

De modo geral, os clientes em potencial têm mais probabilidade de se lembrar de seu nome de domínio, e visitar seu site, quando ele corresponde à sua marca e é fácil de entender.

A apresentação consistente da sua marca tende a aumentar sua receita com a venda dos seus infoprodutos. Então, não crie confusão desnecessária para seus clientes escolhendo um domínio para produto digital que não esteja relacionado ao seu nicho de mercado.

Lembre-se que nome do seu produto digital será o ponto de partida de todo o marketing do seu negócio online, por isso transmitir uma ideia clara é fundamental.

Isso inclui escolher um nome de domínio simples e fácil de escrever, que é a nossa próxima dica.

3 – Nome curto, simples e fácil de soletrar

Torne mais fácil para seus clientes em potencial encontrarem seu site, escolhendo um nome de domínio que seja fácil de lembrar, e de soletrar. Como regra geral, evite nomes de domínio que:

– Incluam números, pontos, hifens ou outros caracteres fora do padrão.

– Usem grafias incomuns ou letras duplas (a menos que façam parte do seu nome, é claro). Esses URLs são mais fáceis de digitar incorretamente e as pessoas podem ter dificuldade de se lembrar se você soletrar o nome da sua marca com 2 T, por exemplo.

– Tenham mais de 15 caracteres. Se o nome do seu curso online for muito longo, considere encurtá-lo.

De acordo com pesquisas, nomes de domínio mais curtos tendem a ter uma taxa mais alta de venda. Isso significa que cursos online com nomes de domínio curtos vendem mais do que aqueles com nomes longos.

Sem dúvida, investir em um domínio para produto digital com poucas letras pode gerar mais retorno sobre seu investimento (ROI). Além disso, URLs curtos também tendem a aparecer em uma posição superior nos resultados de pesquisa do Google.

Isso ocorre por causa da crescente confiança dos mecanismos de busca na acessibilidade e usabilidade como um fator de classificação. Então, quanto mais fácil de ler for um domínio, melhor será para os robôs do Google.

Uma dica final antes de prosseguirmos é a seguinte: se puder, compre os erros ortográficos mais comuns de seu nome de domínio e redirecione-os para seu domínio principal, para que você possa garantir que seus clientes o encontrem, mesmo que cometam um erro de digitação.

OK, se você ainda está lutando para encontrar um nome de domínio para produto digital, não se preocupe. Nossa próxima dica pode oferecer a inspiração de que você precisa.

4 – Experimente um gerador de nome de domínio para produto digital

Se você estiver sem ideia, considere usar um gerador de nome de domínio. Com mais de 370 milhões de nomes de domínio registrados pode parecer impossível encontrar um nome relevante que ainda não tenha sido usado.

Portanto, um gerador de nome de domínio pode ajudá-lo a encontrar um ótimo nome que ainda está disponível. Você insere as palavras-chave e a plataforma apresenta uma lista de ideias disponíveis para o seu novo site.

Aqui estão cinco das principais ferramentas geradoras de nome de domínio:

Lean Domain Search: esse gerador de nome foi criado pela Automattic, a empresa por trás da plataforma WordPress. Esse sistema fornece apenas domínios .com.

GoDaddy: essa é outra ótima opção, basta inserir palavras que descrevam seu infoproduto para a plataforma oferecer diversos resultados.

Shopify: esse gerador de domínio, além de sugerir nomes ainda verifica a disponibilidade para registro.

SuperDomínios: o nome do site já diz tudo. Essa é uma ótima ferramenta de sugestão de nome de domínio. Basta digitar uma ou mais palavras para visualizar diferentes resultados.

Digamos que você esteja criando uma página de destino com o objetivo de captar leads para o lançamento do seu curso online que será dedicado a ensinar alguns truques de maquiagem.

Você poderia tentar digitar algumas palavras-chave como “make profissional” ou “maquiagem perfeita” em um gerador de nome de domínio.

Ao fazer essa pesquisa você perceberá que essas plataformas não levam muito em consideração as melhores práticas de SEO, portanto, não escolha cegamente uma das opções sugeridas.

Use o gerador como inspiração, antes de tomar sua decisão final. Muitos geradores também estão vinculados aos registradores de nomes de domínio para que você possa comprar direto com eles.

5 – Use o mesmo nome em todos seus canais digitais

Vamos supor que você seja coach de relacionamento e o nome do seu domínio seja: conselhoamoroso.com.br. Então, a sua página no Facebook também deve ser Conselho Amoroso.

Já seu nome de usuário no Instagram deve seguir a mesma coerência: @conselhoamoroso. Usar o mesmo nome em todos os seus canais digitais torna mais fácil para os seus clientes encontrá-lo.

Certo, digamos que seu nome de domínio esteja disponível para registro e os seus perfis em redes sociais também. Tudo pronto, certo?

Não tão rápido. Quando se trata da internet, é sempre bom prevenir do que remediar. Então verifique o que costumava ser hospedado em seu futuro nome de domínio.  Talvez alguém já tenha usado alguma vez e desistido do nome.

Você pode aprender mais sobre a história do seu nome de domínio com a ferramenta Wayback Machine. Embora pareça algo saído do “De Volta para o Futuro”, a Wayback Machine é, na verdade, um arquivo da Internet.

Você insere um URL e o sistema mostra como aquele site ou página era em um determinado momento. Verificar seu domínio por meio da Wayback Machine permite que você veja se ele já foi usado para alguma coisa que tenha relação com o tema do seu produto digital.

Escolha um nome de domínio que você goste e que lhe deixe verdadeiramente entusiasmado e orgulhoso. Afinal, é um investimento no seu negócio. Portanto, deve ser algo que lhe traga satisfação pessoal.

Agora que você já escolheu seu nome de domínio e está pronto para comprá-lo. Então, vamos para nossa próxima dica: o registro na web.

6 – Escolha um registrador de domínio confiável

Depois de escolher o nome de domínio perfeito, a próxima etapa é comprar o nome. Isso pode ser feito em sites registradores de domínio.

O pagamento é anual, sendo que o valor varia de acordo com cada empresa. Geralmente as plataformas cobram de 20 a 40 reais anuais para manter seu domínio.

Certifique-se de escolher um registrador credenciado. Aqui estão algumas opções:

GoDaddy: como já citamos anteriormente, esse é um dos registradores de nomes de domínio mais antigos e populares. A plataforma oferece uma ampla variedade de nomes para você escolher.

Registro.br: uma das maiores empresas de hospedagem na web brasileira, a Registro.br é bem conceituada oferecendo diferentes nomes de domínio para registro.

HostGator: HostGator oferece uma ampla pesquisa e registro de domínio disponível, bem como hospedagem de sites.

Depois de registrar seu nome de domínio, você estará pronto para começar a usá-lo. Se você está lançando um curso online vai precisar de uma plataforma EAD para gerenciá-lo e vendê-lo.

A plataforma EAD Genius é a mais indicada, sendo instalada e configurada em seu próprio domínio.

Essa é uma grande vantagem, além de todos os seus recursos e funcionalidades que são extremamente úteis para que seu produto digital seja um sucesso de vendas.

Na Genius você ainda tem a possibilidade de criar um clube de assinatura para liberar seu conteúdo de maneira periódica.

Além disso, a plataforma ainda oferece integração com diversos meios de pagamento (Hotmart, Pagar.me, PagSeguro, boleto e cartão). Também emite certificado e permite a criação de lives para facilitar sua comunicação com os clientes.

 

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da Lista Vip

Receba conteúdo exclusivo

Veja mais

®2020 Genius EAD | Todos os direitos reservados​