Descubra os 7 passos Fundamentais para Criar um Infoproduto

Criar um Infoproduto

Criar um infoproduto é uma forma de estabelecer seu negócio online, sendo que existem vários tipos que você pode vender.

Muitas pessoas estão criando inforprodutos porque tem grande potencial de lucro. Além disso, não é algo difícil. Em comparação com a venda de produtos físicos, é muito mais fácil porque não requer o manuseio de mercadorias, bem como o envio através dos Correios. De fato, isso consome tempo.

Os infoprodutos, por outro lado, são fáceis de distribuir devido à sua entrega automatizada e replicação infinita. Há também um melhor retorno do investimento, pois, uma vez que um infoproduto é criado, ele pode ser vendido repetidamente sem gerar quaisquer custos de produção. Já que você mesmo pode aprender como criar infoproduto, não será preciso terceirizar esse trabalho.

O que é um infoproduto?

Antes de mais nada, é preciso entender o que realmente é um infoproduto, conhecido também como produto digital. Para começar, se um produto requer manuseio, ele não pode ser visto como um produto digital. Assim, um infoproduto é algo informativo ou serviço que pode ser criado e entregue eletronicamente sem a necessidade de manuseio físico.

Então, criar infoproduto resulta na monetização das habilidades, inteligência, experiências e talentos de alguém. Os tipos de infoprodutos podem variar, por exemplo, vídeo-aulas, e-book, entre outros.

Depois que você aprender como criar infoproduto poderá começar a desenvolvê-lo usando seu próprio computador com acesso à internet.

Dicas para vender infoprodutos

Reserve um tempo para se informar sobre dicas para vender infoprodutos. Os produtos digitais podem ser vendidos de várias maneiras e por vários meios.

Uma destas formas por exemplo, é através da Genius EAD, nossa Plataforma de Cursos Online.

SAIBA MAIS SOBRE GENIUS EAD

Então, entre as melhores dicas para vender infoprodutos estão essas três plataformas da internet que citamos anteriormente. Isso porque elas divulgam seu infoproduto e ainda lidam com os pagamentos, bem como outras operações necessárias.

Você recebe sem demora e tem acesso aos dados de seus clientes, o que pode ser útil para promover outros produtos. Lembrando que essas plataformas de distribuição de conteúdo cobram uma taxa para intermediar a venda do seu produto digital.

Benefícios de criar infoproduto

Fácil de criar e distribuir: a entrega de produtos digitais pode ser facilmente automatizada e pode continuar gerando receita passiva por tempo indeterminado.

Não exige material físico: não é necessário usar material para fabricar um produto ou confeccioná-lo de forma artesanal. Tudo é feito de maneira digital.

Não requer alto investimento: para criar infoproduto, não será preciso investir muito dinheiro.

Venda replicada: os produtos digitais podem ser replicados e vendidos repetidamente. Em resumo, criando infoproduto uma vez, você poderá vendê-lo várias outras vezes, sem limite.

Passo 1: Escolha um bom tema para o seu infoproduto

A primeira coisa que você precisa fazer é definir um tema para o seu infoproduto. Por exemplo: você pretende criar um curso online de inglês, lançar um e-book sobre meditação ou um treinamento fitness?

Seja qual for sua ideia é preciso focar no seu público-alvo e entender o que eles desejam. Então, uma boa maneira de fazer isso é descobrir que tipo de curso eles estão comprando, bem como os sites que estão acessando.

Passo 2: Faça sua pesquisa de mercado

A dica é pesquisar em plataformas como a Hotmart e e-commerces como a Amazon para ver que tipo de infoprodutos as pessoas estão interessadas em comprar em seu nicho de mercado. Além disso, blogs que criam conteúdo para o seu público-alvo também são uma boa fonte de informação.

Veja também os anúncios pagos para saber o que estão promovendo. Procure produtos digitais com temas semelhantes ao seu para se certificar de que um determinado assunto está em alta em seu nicho. Não se esqueça de escolher um tema que pareça vender bem e, em seguida, vá para a próxima etapa…

Passo 3: Ao criar infoproduto, escolha o melhor formato

Então, se você já definiu o tema do seu produto digital e já fez a pesquisa de mercado, já deve ter uma ideia de como estará criando infoproduto. Portanto, o ideal é escolher o melhor formato para o seu nicho de mercado.

Será que a melhor opção é gravar vídeos tutoriais ou você mesmo prefere dar uma aula gravada sobre o seu tema. Pense em tudo que será preciso para criar infoproduto no formato mais adequado.

Lembre-se que o formato é importante porque ajuda a pessoa a assimilar o conteúdo. Então, se você acredita que formato escrito como um e-book não será totalmente esclarecedor para o seu público-alvo, grave vídeo aulas ou apenas áudios.

Passo 4: Pesquise o que já foi dito sobre o tema em questão

Bem, antes de criar infoproduto saiba o que já foi dito sobre esse tema. Portanto, se for preciso, compre produto digitais semelhantes ao seu e analise os pontos fortes e fracos para decidir como criar infoproduto de maneira mais atrativa para o seu público.

Por exemplo: se você percebeu que nos conteúdos faltam informações importantes, acrescente no seu produto digital o que não encontrou nos outros. Certamente, o seu público se interessará em receber informações novas e atualizadas sobre determinado tema.

Então, procure se diferenciar criando infoproduto com uma abordagem diferente do que as pessoas costumam encontrar no mercado.

Passo 5: Capriche no conteúdo 

Essa parte é fundamental! Você precisa produzir o melhor conteúdo possível. Entre a melhores dicas para vender infoproduto, está o fator “conteúdo de qualidade”. Certamente, sem isso, será muito difícil ganhar bastante dinheiro com seu produto digital.

Então, pesquise as melhores referências sobre o assunto escolhido e use a linguagem mais adequada para alcançar seu público alvo. De fato, criar infoproduto é fácil, o mais complicado e agregar valor para as pessoas. Esse é um fator determinante para aumentar as vendas.

Agora que você reuniu material suficiente sobre o assunto que pretende abordar em seu produto digital, é preciso decidir o que incluir no conteúdo e assim criar seu esboço. Para fazer isso, siga duas etapas:

Chuva de ideias: pense em todos os subtítulos, etapas, dicas, exemplos, etc, que você gostaria de incluir em seu infoproduto.

Pesquisa: reúna os melhores infoprodutos semelhantes ao seu e use essa informação como inspiração, mas não copie. O seu infoproduto precisa ser original.

Embora você possa escolher um tema que outras pessoas já fizeram antes, e até mesmo buscar inspiração em produtos semelhantes, seu objetivo é criar algo novo. Isso significa o seguinte:

– Compartilhe dicas e novos conhecimentos.

– Compartilhe informações exclusivas, algo que outros infoprodutos não divulgaram. De acordo com seu tema, pode incluir histórias e exemplos pessoais.

– Compartilhe informações de uma nova maneira, como transformar uma fórmula passo a passo em um acrônimo. Por exemplo: “AIDA” (atenção, interesse, desejo, ação) é um acrônimo que descreve uma fórmula que já tem direitos autorais. Assim, você pode criar sua própria fórmula baseada em um acrônimo relacionado a um processo passo a passo.)

Etapa 6: Desenvolva seu infoproduto

Depois de saber quais informações deseja incluir, organize-as em um formato passo a passo. Se você estiver ministrando um curso em vídeo, faça por partes, crie módulos de tamanhos iguais. (Por exemplo, você pode criar um curso de 5 módulos).

Lembre-se destas dicas:

  • Use um tom leve e coloquial.
  • Adicione histórias relevantes para manter as pessoas engajadas. Por exemplo, que problemas você teve em torno desse tema? Que erros você cometeu?
  • Agregue valor ao seu curso. Ofereça planilhas, listas de verificação, modelos, imagens, infográficos e tudo mais que for possível para ajudar as pessoas a assimilarem o seu conteúdo.
  • Evite erros: se houver erros em seu curso, as pessoas julgarão as informações como sendo de baixa qualidade. Se necessário, informe a fonte da qual você retirou as informações em questão.
  • Promova produtos e serviços relacionados dentro do seu curso.

Mas, se a criação de conteúdo é um problema para você, sempre existe a possibilidade de contratar um redator freelancer para realizar essa tarefa. Além disso, também há profissionais que podem ajudar você na edição de áudios e vídeos.

Passo 7 – Hospede o infoproduto em uma plataforma

Entre as melhores dicas para vender infoprodutos, uma das principais é usar uma plataforma de compartilhamento de conteúdo para hospedar seu produto digital. Ao automatizar todo processo em uma única plataforma, você terá menos trabalho, já que as transações serão automáticas, assim sobra mais tempo para manter o foco em suas estratégias de venda.

CONHEÇA A GENIUS EAD – PLATAFORMA DE INFOPRODUTOS

Criar infoproduto: dicas

Vamos mostrar agora alguns tipos de produtos digitais que você pode começar a vender online. Dentre diversas opções, vamos destacar 3 formatos mais usados atualmente.

1 – Cursos online

Os cursos online são a nata dos infoprodutos. Isso porque cada vez mais as pessoas têm procurado adquirir conhecimento à distância sobre inúmeros assuntos. Os cursos online são lucrativos quando realizados de forma adequada e não são complicados de criar.

Se você já tem um blog sobre um nicho de mercado específico, é provável que conseguirá vender seu infoproduto para o público do seu blog. Criando um infoproduto você pode vendê-lo várias vezes. Sem dúvida, um curso bem-sucedido é aquele que oferece uma solução para o problema dos leitores.

Você pode entregar o conteúdo do curso em diferentes formas, como arquivos de áudio, vídeos ou textos. Você também pode decidir se deseja que seu curso seja certificado ou não. Se você optar pela certificação, deverá optar por plataformas que tenham recursos de certificação e planos que concedam acesso para usá-los em seus cursos.

2 – E-Books

Os e-books são muito populares. Se o seu e-book for exclusivo para os leitores do seu blog (ou seja, você só o vende no seu site), você poderá cobrar mais e ainda assim fazer vendas, desde que seu conteúdo seja de qualidade. Como já citamos, as pessoas apreciam bom conteúdo, também é importante investir no layout do seu e-book, com uma capa atrativa e imagens em boa resolução.

Por exemplo, se o seu e-book compartilha segredos sobre como superar um grande obstáculo, uma boa dica é falar sobre experiências pessoais ou mostrar o depoimento de outras pessoas que alcançaram um resultado específico que é prometido no título do seu e-book.

Você também pode vender um e-book em alguns sites de empresas de publicação própria, como a Amazon. Outra dica é usá-lo como isca digital para coletar leads para sua estratégia de marketing digital. Assim, o e-book pode ser distribuído gratuitamente em troca do endereço de e-mail do visitante.

3 – Criar infoproduto de áudio

O áudio é um meio poderoso para transmitir mensagens importantes. Saiba que as pessoas estão dispostas a pagar por faixas de áudio que lhes ensinem algo novo, as acalmem, informem ou as ajudem a alcançar seus objetivos pessoais e comerciais.

Existem vários infoprodutos de áudio que você pode vender online:

– Audiolivros

– Palestras gravadas

– Aulas de idiomas

– Trilhas e efeitos sonoros

– Amostras musicais

Conclusão: Vale a pena criar infoproduto?

Por fim, saiba que vale a pena criar infoproduto para vender. Então, se você tem algum conhecimento relevante para compartilhar, você pode transformar isso em um produto digital. Saiba que algumas ideias funcionam bem com formatos específicos (curso online, e-book, etc).

Sem dúvida, avaliar e decidir criticamente em qual formato você irá disponibilizá-lo é uma decisão importante, já que pode ser determinante para o sucesso ou fracasso do seu produto. Existem mais de 13 tipos de produtos digitais, mas o que discutimos aqui hoje são alguns dos quais você deve experimentar.

Se você já está criando infoproduto, aproveite nossas dicas para aperfeiçoar seu produto digital. De fato, vender infoprodutos é uma ótima maneira de gerar renda extra para pagar as contas. Conforme você estabelece seu negócio pode criar algo ainda mais fenomenal e ser um especialista em seu nicho de mercado.

Gostou desde conteúdo? Deixe um comentário e Compartilhe com seus amigos!

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da Lista Vip

Receba conteúdo exclusivo

Veja mais

®2020 Genius EAD | Todos os direitos reservados​