Criar lista de e-mail para vender infoprodutos em 5 passos

Email marketing

Quando se trata de promover e vender infoprodutos (seja um curso online ou outro formato), o marketing por e-mail é uma das formas eficazes de gerar vendas. Para começar é preciso escolher o serviço de e-mail marketing e criar as listas (Captação de leads).

A ideia é reunir em uma lista o endereço de e-mail das pessoas que expressaram interesse no tema do seu produto digital e que lhe deram permissão para se comunicar com elas.

Sem dúvida, isso oferece aos criadores de infoprodutos uma grande vantagem diante da concorrência. Mas, a eficácia do e-mail marketing não é exatamente um segredo.

Na última década, inúmeras pesquisas guiadas por profissionais de marketing digital chegaram a seguinte conclusão: o marketing por e-mail continua a ser o mais eficiente para vender produtos digitais.

De fato, ele supera o marketing nas redes sociais, marketing de conteúdo, marketing de referência, SEO (otimização de mecanismo de pesquisa), publicidade gráfica, publicidade móvel e muito mais.

Afinal, por que o marketing por e-mail é tão importante?

Porque, como criador de cursos online, vídeo aulas ou e-books, se você não está construindo uma lista de potenciais clientes, será mais difícil vender seus infoprodutos.

Pergunte a qualquer vendedor de sucesso quantas vezes ele contata um cliente em potencial antes de fechar uma venda e você ficará surpreso com a resposta. Leva em média de 6 a 10 contatos para conseguir uma venda.

Então, como você aparecerá no radar do seu cliente em potencial de 6 a 10 vezes antes dele decidir se inscrever em seu curso?

Você poderia…

– Publicar de 6 a 10 postagens em sua página do Facebook e esperar que seus fãs vejam todas. (é provável que não funcione)

– Você pode fazer uma ligação telefônica para eles de 6 a 10 vezes e torcer para que aceitem sua proposta de venda. (vai precisar de paciência)

– Publicar no YouTube de 6 a 10 vídeos sobre seu curso e esperar que seus clientes em potencial assistam. (conte com a sorte!)

– Escreva de 6 a 10 artigos em seu blog e espere que alguém leia todos eles. (tudo é possível certo?)

Ou você prefere…

Enviar para alguém de 6 a 10 e-mails durante várias semanas, cada um com dicas úteis relacionados ao tema do seu infoproduto para ganhar a confiança do seu potencial cliente antes de apresentar seu curso online?

Como você provavelmente pode imaginar, a última opção é muito mais eficaz.

Mas antes de começar a enviar e-mails para promover seu curso online, você precisa criar lista de e-mail de pessoas que desejam receber informações sobre seu produto digital.

Benefícios de criar lista de e-mail

Ter uma lista de pessoas para promover seu curso online é definitivamente um grande benefício. Afinal, mais vendas de cursos significam mais lucro! Mas existem vários outros benefícios de criar lista de e-mail que muitas vezes são esquecidos. Aqui estão alguns deles:

– E-mails são um ativo poderoso

O principal motivo pelo qual você deve criar lista de e-mail é que esse será um ativo seu. Certamente, possuir sua própria lista de contatos tem muito valor. Ter milhares de fãs no Facebook e seguidores no Instagram é ótimo, mas nenhuma dessas plataformas é sua.

O problema de construir um público-alvo em um ambiente digital que não é seu é que essas plataformas podem fazer alterações que impactam a sua capacidade de atingir seu público a qualquer momento.

Agora, isso não significa que construir um público nas redes sociais seja uma má ideia. Significa apenas que, conforme você constrói um público em outras plataformas, você deve dar a esse público um caminho claro para o seu site e, por fim, para a sua lista de e-mail.

As pessoas são expostas a centenas de mensagens de marketing todos os dias dia, a maioria não solicitadas. Quando alguém se inscreve em sua lista de e-mail, está dando permissão para você se comunicar.

Essa permissão é o que torna tão valioso cada assinante de sua lista. Isso porque são pessoas que basicamente levantaram a mão e disseram: “Quero saber mais sobre seu infoproduto”.

Baixo custo, alto ROI

Comparado com outras formas de comunicação, o marketing por e-mail é um dos mais baratos. Por exemplo, digamos que você tenha 1.000 pessoas em sua lista de e-mail. E você envia a seus assinantes um e-mail por semana.

Você paga R$ 29 por mês para o seu provedor de serviço de e-mail. Vamos fazer as contas: Nesse cenário, você está gastando menos de um centavo (R$ 0,00725 para ser exato) por e-mail enviado.

Compare isso com o custo de veicular um anúncio no Facebook ou Google e você verá por que é fácil obter um alto retorno sobre o investimento (ROI) em marketing por e-mail.

Como criar lista de e-mail do zero

Ok, agora que abordamos por que criar lista de e-mail é tão importante, vamos ver como construir uma lista do zero, passo a passo.

Etapa 1: Crie uma conta com um provedor de serviços de e-mail

Para criar lista de e-mail, você precisa abrir uma conta em um provedor de serviços de e-mail. Estamos falando de empresas que oferecem serviços de e-mail marketing ou de e-mail em massa.

Construir sua lista de e-mail NÃO é algo que você faz a partir de sua conta pessoal do Gmail, Yahoo ou Hotmail. Se você tentar enviar um e-mail para centenas de pessoas diretamente de sua conta do Gmail, não apenas demorará muito para fazer isso, mas seu e-mail provavelmente será sinalizado como spam (isso não é bom!).

Por outro lado, os provedores de serviços de e-mail permitem que você faça coisas interessantes como configurar campanhas automatizadas e segmentar seus assinantes com base em seus interesses e comportamentos.

Além disso, facilita o envio de um e-mail para todos em sua lista ao mesmo tempo, bem como rastreia suas taxas de abertura e cliques e fornece aos seus assinantes uma maneira fácil de cancelar a assinatura de sua lista (isso é importante).

Basicamente, se você deseja criar lista de e-mail para fins de marketing, você precisa de um serviço de e-mail eficiente. Se você tem uma lista de e-mail pequena pode começar com o Mailchimp que é um serviço gratuito.

Mas, se preferir investir em um serviço mais profissional e avançado, o ideal é usar o Aweber. Aliás, muitos empreendedores online bem conhecidos começaram usando o Aweber para seu marketing por e-mail.

A plataforma tem preços competitivos e seus planos incluem vários recursos, incluindo modelos de e-mail, respostas automáticas baseadas em tempo e teste de divisão A / B (método que compara duas versões de uma única campanha de e-mail).

Etapa 2: Crie um imã de leads

Depois de criar sua lista de e-mail, a próxima etapa é criar um imã de leads, também conhecido como imã de chumbo (algo que você oferece aos seus visitantes em troca do e-mails deles). Definitivamente, esse é um recurso valioso!

Então, se o objetivo é vender seu curso online para as pessoas de sua lista de e-mail, seu imã de leads deve estar diretamente relacionado ao seu infoproduto. Isso aumenta a probabilidade das pessoas se inscreverem em seu curso.

O truque para criar um imã de leads que seja atraente o suficiente para fazer as pessoas se inscreverem em sua lista de e-mail é oferecer algo relevante e útil para seu público-alvo.

Isso ajudará você a qualificar as pessoas que se inscreveram na sua lista de e-mail como interessadas no tema do seu curso.

Em segundo lugar, quando você dá a alguém algo de graça que realmente o ajuda, isso gera confiança. Então, pense no que seu curso online proporcionará as pessoas.

Em seguida, crie um imã de leads que os ajude a chegar mais perto de alcançar os resultados que esperam. Sem a confiança das pessoas em sua lista de e-mail, será difícil convencê-las a se inscrever em seu curso online.

Algumas ideias de imã de leads são: e-books, mini curso grátis por vídeo, entrevista com um especialista em seu nicho de mercado, etc.

Lembre-se que um imã de chumbo deve ser algo que seus potenciais clientes possam consumir e / ou baixar imediatamente após se inscreverem em sua lista de e-mails.

Etapa 3: Crie um e-mail de boas-vindas para novos assinantes

Quando alguém se inscreve em sua lista de e-mail para receber seu ímã de lead, é importante que essa pessoa receba imediatamente o que foi prometido.

Portanto, o primeiro e-mail que você enviar para novos assinantes (seu e-mail de boas-vindas) deve ser enviado automaticamente.

Para que a pessoa abra seu e-mail, é preciso colocar uma frase chamativa na linha de assunto. Aqui estão alguns exemplos:

– Prazer em conhecê-lo! Aqui está o seu presente grátis!

– Grato pela assinatura!

– Bem vindo à nossa comunidade!

Em termos do que incluir no corpo do seu e-mail, aqui estão algumas sugestões:

– Agradeça-os por se inscreverem e solicitarem seu imã de leads.

– Lembre-os de quem você é.

– Lembre-os de que seu ímã de leads os ajudará a resolver certo problema.

– Dê a eles o link para fazer o download ou acessar seu imã de leads.

– Defina uma expectativa (o que eles podem esperar de seus e-mails futuros?).

– Convide-os a entrar em contato com você ou a entrar em suas páginas nas redes sociais.

Etapa 4: Monte uma página de destino para criar lista de e-mail

Assim que você tiver um imã de leads para dar às pessoas em troca da assinatura de sua lista de e-mail, a próxima etapa é criar uma página de destino.

Uma página de destino, também conhecida como landing page, é uma página da web que tem um único propósito: coletar o endereço de e-mail dos visitantes que acessarem.

As páginas de destino normalmente têm uma alta taxa de conversão. Algumas ferramentas digitais para criar páginas de destino gratuitamente são: OptimizePress, Instapage, Unbounce e Leadpages.

Atualizações de conteúdo:

Outra maneira eficaz de criar lista de e-mail é usar atualizações de conteúdo, que é um imã de leads criado especificamente para complementar uma única parte do seu conteúdo (como uma postagem de blog, por exemplo).

Etapa 5: Faça testes

Há apenas uma última etapa antes de começar a promover o seu imã de chumbo: testar tudo. Lembra da Lei de Murphy? O que pode dar errado, dará errado. Quando se trata de tecnologia, tudo que pode dar errado geralmente dá.

Então, teste tudo o que você configurou assinando sua própria lista de e-mail. Certifique-se de que tudo está funcionando como deveria, desde o e-mail de boas-vindas, ao link para o seu imã de chumbo. Portanto, execute todas as etapas para certificar-se de que não haja falhas.

Pronto para começar a criar lista de e-mail?

Parabéns, você chegou ao final desta postagem!

Por fim, criar lista de e-mail e fazer marketing por e-mail em geral é fundamental para vender seus infoprodutos.

Mas, se você não tem uma lista de e-mail ou está prestes a começar a construir uma, não desanime. Saiba que todo criador de produtos digitais (e todo empresário, na verdade) começa sua jornada com uma lista do zero.

Sim, seria ótimo se você tivesse milhares de potenciais clientes em sua lista de e-mail, mas chegar lá não acontece da noite para o dia. Então concentre-se em conseguir seus primeiros assinantes enviando-lhes informações de valor.

O tamanho da sua lista não é tão importante quanto a confiança que você constrói com ela. Sem dúvida, construir confiança leva tempo, mas no final, vale a pena.

Antes de encerrarmos, é importante lembrar que criar lista de e-mail é um passo tão fundamental quanto escolher a melhor plataforma EAD para vender seu curso online.

Assim sendo, a dica é escolher a Plataforma EAD Genius, pois reúne os melhores recursos para os criadores de infoprodutos lucrarem com a venda de seus cursos online.

Na Genius você pode escolher como cobrar seus clientes e por quanto tempo eles terão acesso ao seu curso.

Então, tem a possibilidade de você cobrar um valor único para liberar o acesso, ou você pode usar o modelo de clube de assinatura, no qual você libera seu conteúdo aos poucos, de forma semanal, mensal, etc.

Saiba que uma das melhores coisas em ter um clube de assinatura é a receita recorrente, que é mais confiável e previsível do que pagamentos únicos. A Genius dá a você controle total sobre seu modelo de preços.

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2 respostas em “Criar lista de e-mail para vender infoprodutos em 5 passos”

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