Criar cursos online: como planejar, organizar e lançar

Criar Infoproduto

O aprendizado e o treinamento à distância se tornaram uma parte essencial dos negócios na Internet. Sem dúvida, criar cursos online para vender pode ser bastante lucrativo.

Nunca houve um momento melhor para se juntar à crescente indústria do EAD. Então, se você pretende compartilhar algo com o mundo através da Internet, é possível que tenha as seguintes dúvidas:

Os cursos online são o tipo certo de negócio para eu investir?

O que preciso saber para escolher o tema certo?

Como organizar um curso online?

Como planejar um curso online?

O que faço para vendê-lo depois?

Bem, criamos este artigo para responder a todas essas perguntas. Confira!

Primeiros passos para criar cursos online

Não existe uma maneira única de escrever um curso. Tudo que você precisa é de paciência e imaginação. Acima de tudo, se você ama o campo de sua especialidade, tudo vai se encaixar. Existem centenas de ferramentas e recursos para criar um curso impressionante!

Quanto tempo leva?

Depende de quanto material você tem. Por exemplo, já possui PDFs e vídeos e deseja apenas hospedar o conteúdo em alguma plataforma? Talvez ainda tenha que criar alguns questionários, um certificado e uma página de destino. Assim sendo, trabalhar três horas por dia em seu projeto é mais do que suficiente para criar cursos online.

Como tornar o curso interativo?

Quanto mais ideias você tiver em mente para interagir com os alunos, mais interativo será o resultado final. Então, como você deseja envolver seus alunos? Que tipo de interatividade você deseja incluir? Faça sua pesquisa e tenha essas coisas em mente na fase de planejamento.

É difícil criar cursos online?

Criar cursos online não é tão difícil quanto parece. Quando você terminar de enviar o conteúdo, você deve encontrar maneiras inteligentes para que as pessoas acessem seu curso e o comprem.

Se você costuma gravar palestras e workshops, pode vender facilmente online. Então, transforme seu treinamento em algo lucrativo!

Se você deseja criar cursos online lucrativos, o mais importante é conhecer seu público, saber quais são seus interesses e ter boas ideias para a criação do conteúdo. Se as pessoas perceberem que você está resolvendo um problema significativo para elas e que aprenderão novas habilidades, certamente vão querer comprar o seu curso.

Portanto, ao criar cursos online pense no seguinte:

– Como resolver determinado problema.
– O que tenho de novo para ensinar.
– Maneiras pelas quais os alunos podem atingir certo objetivo.

Agora que já respondemos algumas de suas dúvidas, vamos explicar como criar cursos online passo a passo.

Passo 1 – Decida o tema do curso

Encontrar um tema é o primeiro passo para você entender como criar cursos online. Isso porque sem uma ideia não há o que criar. A dica é escolher um assunto que tenha potencial de lucro. Então, pense no seguinte: “As pessoas já gastam dinheiro para resolver esse problema, na forma de livros, aplicativos, serviços, infoprodutos, etc?”.

Uma técnica que o ajudará a definir os cursos mais rentáveis ​​é fazer uma busca no Google com as palavras-chaves relacionadas ao nicho de mercado pretendido. Caso houver uma grande procura, provavelmente é um tema rentável.

Nessa mesma pesquisa você pode aproveitar para ver o que a concorrência está fazendo. Qual o curso online que está sendo mais vendido em seu nicho? Como você pode fazer uma melhor oferta para superar o que já tem no mercado? Pense nisso!

Passo 2 – Pesquise o assunto

Pesquisar, planejar e organizar o curso são as etapas mais importantes. Saiba que não há como planejar um curso online sem organização. Por outro lado, não há como organizar um curso online sem planejamento. Certamente você não quer dar informações desencontradas para as pessoas.

Portanto, organize suas ideias. Para começar, pense em todos os subtítulos que você gostaria de incluir no curso. Escreva tudo em um pedaço de papel ou em um arquivo de computador. Depois disso, reúna as informações que encontrou em sua busca online e estude o assunto o máximo possível.

Saiba que sempre há algo novo por aí. Analisar o que as pessoas estão falando online, perguntando e ensinando (concorrentes em potencial) sobre o seu assunto é essencial. Isso o ajudará a atualizar suas ideias e incluir novos conteúdos ao criar cursos online.

Passo 3 – Como planejar um curso online

Agora que você já sabe como organizar um curso online, precisa fazer um planejamento. Após a pesquisa, você provavelmente terá muitas ideias sobre quais assuntos incluir em seu primeiro curso. Então, divida ainda mais essas ideias. É indicado colocar todos os temas em uma ordem lógica e fazer uma lista, por exemplo:

Modelo de esboço de um curso online

Assunto do curso:Melhorar as habilidades de escrita em casa

– Tópico principal 1: Introdução à escrita como uma habilidade
– – Subtítulo: Uso do vocabulário
– – Subtítulo: Combinação de significados

– Tópico principal 2: A importância da leitura de textos
– – Subtítulo: Como a leitura afeta a escrita
– – Subtítulo: Práticas para melhorar a escrita

– Tópico principal 3: Os benefícios de escrever resumos
– – Subtítulo: Como os resumos afetam a aprendizagem
– – Subtítulo: Práticas para transformar resumos em novos textos

Embora essa etapa seja útil, não é obrigatória. O mais importante é saber exatamente o que você deseja ensinar e o impacto que deseja criar.

Metas de aprendizagem são o coração de um curso online e precisam ser esclarecidas na etapa de planejamento. Por isso é importante saber como planejar um curso online.

Os objetivos explicam ao aluno o que eles serão capazes de saber e fazer ao final do curso. Dessa forma, você poderá decidir como moldar cada lição em torno de suas principais prioridades de aprendizagem.

Dica: Objetivos de aprendizagem são ótimos argumentos para a página de vendas do seu curso e você deve usá-los para aumentar as vendas.

Passo 4 – Ferramentas de gravação de vídeo e apresentação 

Depois de criar cursos online, como você deseja apresentar o material? Há várias opções, por exemplo:

– Compartilhe conteúdo baseado em texto

– Crie um tutorial em vídeo

– Grave um podcast

Saiba que vídeos e imagens podem ser uma melhor opção se o seu curso ensinar os alunos a fazer algo. Isso porque as descrições de texto são facilmente mal interpretadas e seus alunos vão querer ver você completar cada etapa até a conclusão.

Portanto, você precisará de um software de gravação e apresentação de vídeo. Gravar seu primeiro curso com a câmera e o microfone do seu laptop ou celular pode ser o suficiente para começar. Mas, se você tiver orçamento de sobra, pode conseguir alguns equipamentos profissionais para fazer esse trabalho.

Embora a aprendizagem seja uma atividade individual, ainda é um processo social. Os alunos adoram se comunicar com pessoas que estão na mesma jornada e gostam de compartilhar ideias.

Portanto, a dica é encorajar a comunicação entre os membros dessa comunidade, permitindo que eles tenham uma jornada compartilhada em seu aprendizado. Assim será possível promover um senso de apoio entre os colegas. Então, crie grupos em seu curso, blog ou redes sociais e inicie discussões.

Passo 5: Depois de criar cursos online, saiba como precificar 

Depois de criar cursos online você deve encontrar o preço ideal para cobrar dos alunos. Saiba que existe uma correlação direta entre o quanto você cobra pelo seu curso e o nível de engajamento deles.

Quanto mais você cobrar, mais os alunos se envolvem. Por outro lado, quando você torna seu conteúdo gratuito ou barato, é menos provável que as pessoas confiem nele e tenham boas expectativas. Portanto, não hesite em definir o preço do seu curso da forma que ele merece.

Para ajudá-lo com isso, lembre-se de definir o preço da maioria de seus cursos em um valor acima de R$ 100. No entanto, você pode oferecer descontos para ganhar mais clientes, mas uma competição de preço com alguém que oferece um curso mais barato não é a solução.

6 tipos de cursos online

Agora vamos ver alguns tipos de cursos online. Portanto, ao criar cursos online, pense em qual formato deseja distribuí-lo.

Coaching

Nos cursos de coaching, uma pessoa experiente, chamada de coach, ajuda o aluno a atingir uma meta específica, fornecendo treinamento e orientação. Os cursos de coaching são especialmente elaborados para realizar um objetivo pessoal ou profissional, fornecendo toda a orientação necessária. É um tipo de curso que apoia as pessoas em qualquer empreendimento humano. Exemplos de áreas em que um coaching atua:

– Negócios

– Educação

– Saúde

– Relacionamentos

Se você deseja criar um curso de coaching, deve ser mais experiente e especialista do que seus alunos. Assim poderá oferecer conselhos e orientações à medida que eles aprendem. O coaching se concentra em tarefas ou objetivos específicos.

A dica é usar uma variedade de habilidades de comunicação (como ouvir, questionar, esclarecer). Assim ajudará os alunos a descobrir diferentes abordagens para atingir seus objetivos.

Treinamento corporativo

Outra opção é você criar cursos online para o treinamento corporativo. As organizações hoje sofrem com a falta de profissionais qualificados. Portanto, as empresas precisam treinar e retreinar funcionários para crescer continuamente. É por isso que investem cada vez mais em programas de treinamento interno.

Mas, para não interferir no horário de expediente, os funcionários têm a oportunidade de acessar o treinamento em sua própria casa. Plataformas de aprendizagem online, por exemplo, estão se tornando ótimas ferramentas de treinamento corporativo.

Cultivar as habilidades dos funcionários e prepará-los para o avanço na carreira proporciona uma força de trabalho mais bem treinada e mais produtiva. Além dos cursos de treinamento, as empresas também fornecem certificações para impulsionar a melhoria do desempenho.

Isso permite que os funcionários obtenham reconhecimento por experiência validada. Sem dúvida, uma certificação distingue um funcionário de seus colegas e pode ser incluída em planos de desenvolvimento de carreira, bem como promoções ou atribuições em projetos especiais. Mas para ter sucesso você deve saber como organizar um curso online para fins corporativo.

Minicurso

Um minicurso é um pequeno curso online que leva 2 horas ou menos para ser trabalhado. Além disso, não exige tanto esforço ou tempo. Não é um compromisso tão grande. Portanto, pode ser adaptado de um conteúdo que você publicou em outro lugar.

Isso é bom para quem nunca criou um curso online antes. Assim estará experimentando novas ferramentas digitais. Além disso, terá a chance de encontrar seu caminho no mundo do marketing digital. Aliás, um minicurso também pode ser usado para testar o nicho de mercado para qual você está interessado em oferecer um curso online.

Os minicursos requerem menos recursos e podem durar poucas horas. Sem dúvida, esse é um formato incrível se você deseja aumentar seu público-alvo. Você pode oferecer, por exemplo, um minicurso gratuitamente como isca digital, ou pode oferecê-lo como um presente para alunos mais dedicados.

Com um minicurso, você pode ver o interesse das pessoas no tema que você propõem antes de investir seu tempo e recursos em um curso muito mais extenso. Então, se seu público comprar seu minicurso, isso significa que há grandes chances do seu curso maior vender bastante. Além disso, você ganhará experiência na criação de um curso online.

Além do simples crescimento na sua lista de contatos de e-mail, um minicurso pode fazer com que você seja reconhecido como um especialista em um determinado assunto. Se para determinado grupo você se tornar referência em sua área, certamente ganhará mais credibilidade.

Ao criar cursos online, pense em educar seus clientes

Educar os clientes a partir da proposta oferecida pelo seu curso online pode trazer novos clientes, leads, fluxos de receita e ainda aumentar a retenção.

A sensação de se tornar mais eficiente com as orientações de um especialista fará com que as pessoas tenham mais interesse em comprar seu curso.

A seguir, vamos explicar porque você deve educar seus clientes com seu curso online:

– As pessoas conhecerão o valor real do seu curso.

– Você mostrará aos clientes como superar desafios e resolver problemas depois de completar seu curso online.

– Você vai mostrar a eles como aplicar as estratégias que aprenderam no curso.

Se você já oferece uma variedade de workshops e treinamentos, pode criar uma marca mais forte. Além disso, proporcionar a outras pessoas o acesso ao seu conhecimento em um só lugar.

Hospede e lance seu curso online utilizando a Genius EAD

Por fim, se você não sabia como criar cursos online, agora já sabe. Então, para tornar seu curso uma realidade nós oferecemos um sistema de gestão completo para hospedar e lançar seu curso.

Saiba que hospedar seu curso online é fácil e não requer nenhuma habilidade técnica. Tudo o que você precisa fazer é solicitar um contato e um de nossos especialistas entrará em contato.

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