Como vender cursos online em nichos competitivos

Vender curso online

Como criador de infoproduto você pode estar preocupado com o fato de ter que competir em um mercado lotado para conquistar a atenção do seu público-alvo. Mas não se preocupe, se você não sabe como vender cursos online em nichos competitivos, leia este artigo até o fim.

Vamos mostrar como você pode analisar a concorrência e se estabelecer como um especialista em qualquer nicho. Se você não se sente um especialista e não tem um grande orçamento de marketing para apoiá-lo, pode estar pensando que será impossível conquistar seu espaço no mercado pretendido. Mas está enganado!

Antes de mais nada, reconheça que você é um grande conhecedor do seu nicho (mesmo que ainda não tenha percebido). Não deixe a síndrome do impostor atrapalhar seu potencial.

Saiba que há várias maneiras de diferenciar seu curso online da concorrência. Mas, primeiro, vamos falar sobre como analisar o cenário do seu nicho de mercado por meio da inteligência competitiva.

Como vender cursos online usando a inteligência competitiva

É importante aprender como vender cursos online usando a inteligência competitiva. Esse é apenas um termo que soa sofisticado quando o assunto é analisar sua concorrência.

Com a inteligência competitiva, você deve tentar obter o máximo de informações possíveis sobre outros criadores de infoprodutos antes de lançar o seu próprio.

Isso permitirá que você crie um curso online incrivelmente valioso e único. Certamente, essa estratégia ajudará você a analisar negócios semelhantes ao seu, para que possa encontrar maneiras de se destacar e conquistar clientes.

A pesquisa da concorrência pode assumir várias formas, como, por exemplo, a estimativa dos volumes médios de pesquisa mensal para palavras-chave específicas.

Para tornar a pesquisa do seu concorrente mais direta e rica em dados, considere usar uma das ferramentas mais populares: o Google.

Usando o Google para pesquisar 

A primeira lição sobre como vender cursos online é usar o Google. Mesmo com dezenas de ferramentas especializadas para usar na pesquisa da concorrência, uma humilde pesquisa no Google pode lhe dizer muito sobre o seu nicho de mercado.

Afinal, o Google detém impressionantes 69,80% de participação de mercado para pesquisas em desktop e 93,96% para pesquisas em dispositivos móveis. São muitos dados dos quais você pode extrair padrões e informações.

A primeira página do Google tende a obter a maioria dos cliques de usuários em todo o mundo, com o primeiro resultado tendo uma taxa média de cliques (CTR) de 31,7%. A dica é usar o Google Trends, uma ferramenta que mostra as palavras-chave mais buscadas em seu nicho.

Embora o SEO se aplique a qualquer mecanismo de pesquisa, as práticas recomendadas são ditadas pelo Google. Sem dúvida, a prioridade mais importante para criadores de cursos online é melhorar o tráfego de busca orgânica por meio do SEO.

Então, o que você pode fazer a respeito? Uma maneira fantástica de se diferenciar e ganhar mais cliques é sendo o mais específico e informativo possível, principalmente no título.

Exemplo:

Considere, por exemplo, pesquisar no Google: “como aprender espanhol online”. Vamos supor que os dois primeiros resultados sejam cursos online com os seguintes títulos: “a melhor maneira do mundo de aprender espanhol” e o segundo: “cursos online de espanhol para estudar em casa”. Qual você prefere escolher?

Aposto que você e a maioria dos outros pesquisadores clicariam no primeiro resultado. Isso porque ele faz uma afirmação ousada sobre sua metodologia (a melhor maneira do mundo de aprender). Além disso, sugere indiretamente que essa qualidade pode impulsionar seus estudos de espanhol.

Por outro lado, o segundo resultado é genérico e soa como “só mais um curso de espanhol”, sem nenhum diferencial que estimule a compra.

Para você não errar ao escolher o título do seu produto digital para chamar a atenção do seu público-alvo no Google, tende mostrar que você está oferecendo algo diferente da concorrência.

Assim, no conteúdo do seu blog e página de destino, seja mais específico sobre o conteúdo do seu curso online. Isso reforça a promessa do seu título e constrói a credibilidade da sua marca.

O título do seu curso deve ser muito claro para que as pessoas saibam o que aprenderão, aumentando a probabilidade de compra. Se você focar em um assunto específico é provável que encontre menos criadores de infoprodutos tratando desse problema.

Por exemplo: caso seu curso online seja sobre maquiagem, vale mais a pena focar em um tipo de maquiagem que não é muito citada em outros cursos, mas também é de interesse do seu público-alvo, por exemplo: “Como disfarçar as olheiras com maquiagem.”

Então, para recapitular: 

O Google pode ajudá-lo a identificar seus concorrentes para que desenvolva um curso online valioso que o ajudará a se destacar e conquistar mais clientes.

Além disso, durante a pesquisa você pode encontrar ideias de assuntos para tratar em seu curso online e assim atrair mais clientes.

SEO é um recurso poderoso

O SEO é uma parte vital de um negócio online de sucesso. Em nichos competitivos, não há como vender um curso online sem aplicar técnicas de SEO.

Mas, como criador de produtos digitais, a única coisa que você precisa saber sobre os algoritmos do Google é que eles desejam o mesmo que você deseja para seus clientes, ou seja, a melhor experiência possível.

Portanto, se o seu curso online oferece um conteúdo de qualidade, o Google irá notá-lo e melhorar suas classificações. O SEO está associado a palavras-chave, que tem um valor considerável aos olhos de um mecanismo de pesquisa.

No entanto, os sinais de classificação, como visitas diretas ao site, o tempo que os usuários passam na página que acessam e o número de páginas que visitam durante a sessão, superam em muito a densidade de palavras-chave.

Sem dúvida, tornar a experiência do cliente a mais incrível possível quando eles chegam ao seu site deve ser sua prioridade para se destacar em um nicho competitivo.

Mas, embora um ótimo conteúdo possa gerar mais vendas, primeiro você precisa saber como posicionar seu curso online para converter mais leads.

Posicionando seu curso online para o sucesso

Aqui está uma boa dica sobre como vender cursos online em nichos competitivos: posicionar seu curso online. Para isso, certifique-se de que ele entrega o valor que seus clientes em potencial estão procurando.

Tenha em mente que as pessoas não compram por comprar, mas sim para resolver problemas específicos. Como um criador de produtos digitais, você deve responder claramente as pessoas “o que elas ganharão comprando seu curso online”.

De acordo com pesquisas, 87% dos consumidores consideram que as descrições dos produtos são extremamente importantes para seu processo de tomada de decisão de compra.

E outros 98% afirmam que não compram infoprodutos com descrições confusas. Isso significa que tudo depende de como você posiciona seu curso online.

Portanto, seu blog, página de destino, redes sociais e outros meios de divulgação que você usar deve mostrar claramente o resultado que seus clientes podem esperar do seu curso online.

Criar um conteúdo com riqueza de informações deve ajudar a posicionar seu produto digital como uma fonte confiável para quem busca uma solução para o problema que você está tratando.

Para posicionar seu curso para o sucesso, tanto o marketing quanto o conteúdo do curso devem atender as necessidades de seus clientes.

Há mais um passo importante para se destacar na multidão e envolve algo com o qual a maioria de nós não se sente confortável: reconhecer o seu valor.

Como vender cursos online se mostrando um especialista em seu setor de mercado

Uma lição importante sobre como vender cursos online é se estabelecer como um especialista de confiança em seu setor de mercado. Você deve mostrar toda a sua experiência para ser bem visto.

Uma forma de se posicionar como especialista é mostrando suas habilidades em determinado tema. A dica é mencionar suas principais conquistas e realizações para estabelecer sua autoridade, por exemplo:

– Passou mais de três anos pesquisando o tema proposto até encontrar a fórmula certa para oferecer aos seus clientes.

– Testou vários métodos e agora encontrou a solução perfeita para determinado problema.

– Caso tenha diploma universitário, certificados de cursos relacionados ao seu setor de mercado ou qualquer outra coisa que possa comprovar suas habilidades, use a seu favor.

– Trabalhou em uma grande empresa do setor e pretende apresentar algo novo, baseado em sua experiência profissional.

– Você é o resultado do seu curso online, ou seja, tudo que você conquistou foi a partir do que aprendeu, e agora deseja ensinar outras pessoas a alcançar os mesmos resultados positivos.

No entanto, não dependa apenas de suas realizações para estabelecer sua autoridade. Use também suas habilidades de contar histórias para se mostrar mais amigável. Assim, as pessoas devem se identificar mais com você.

Sobre o que falar?

Primeiramente, fale sobre os desafios que enfrentou e como os superou. Certamente, ser honesto aumenta sua credibilidade e também lembra seu público-alvo que eles também podem superar obstáculos que surgirem em seu caminho para alcançar o sucesso.

Em muitos casos, criadores de produtos digitais que dividem com seu público sua história de persistência diante das adversidades e mostram que alcançaram uma meta ambiciosa, conseguem se estabelecer como alguém confiável para dar conselhos sobre um tema específico.

Também há outro ponto importante a considerar para se autodenominar como um especialista: ser autodidata! De muitas maneiras, isso pode fazer você parecer ainda mais inspirador para seus potenciais clientes.

Além disso, apresentar-se como uma pessoa amigável pode fazer maravilhas para aumentar a confiança em seu negócio, o que é extremamente importante para as vendas.

Outra forma de construir confiança entre o seu público é apresentar depoimentos de clientes satisfeitos. Afinal, muitos compradores consideram as avaliações dos outros confiáveis.

Além disso, a maioria das pessoas verifica as avaliações dos infoprodutos antes de tomar decisões de compra.

Então, a principal lição aqui sobre como vender cursos online é se posicionar como um especialista de confiança, demonstrando empatia pelas necessidades e problemas do seu público.

Se isso significa compartilhar suas histórias de vida, que seja!

Mas, se você quiser destacar seus sucessos nos estudos ou nos negócios, certifique-se de que cada conquista seja relevante para seu público.

Claro, diplomas e prêmios são legais de se ter, mas se eles não se traduzirem em resultados para o seu cliente potencial, significará muito pouco para eles.

O que importa são os resultados que você vai entregar, diferente dos seus concorrentes. Sem dúvida, é assim que você ganha espaço em nichos competitivos.

Como vender cursos online não sendo um especialista

Se você não é um especialista em seu setor de mercado, isso pode ser sua maior vantagem. Mesmo que você não atenda aos critérios (quase sempre desnecessários) para ser considerado um especialista, isso pode ser uma vantagem significativa ao se conectar com seus clientes e criar um conteúdo de curso envolvente.

Os especialistas (pessoas com anos e anos de experiência fazendo algo em um nível avançado) tendem a sofrer com o “ponto cego do especialista”. Em outras palavras, às vezes eles podem estar muito distantes da maneira como os iniciantes aprendem, tornando difícil para eles se conectarem e ensinarem essas pessoas de forma eficaz.

Quando você ainda está em sua própria jornada de aprendizado e aprimoramento, você sabe como é ser um aluno porque não faz muito tempo que estava no lugar deles. Suas vivências oferecem uma perspectiva única que, por sua vez, molda a maneira como você ensina os outros.

Quando as pessoas aprendem algo novo, elas precisam começar do básico, em vez de pular para o módulo avançado. Então, você só precisa de conhecimento e compreensão suficientes da situação de seus clientes para ensiná-los algo novo.

Eles não precisam de um especialista porque não querem necessariamente se tornar especialistas. Às vezes, ser realmente bom no básico é mais do que o suficiente.

Além disso, aprender à medida que você avança lhe ajudará a se relacionar melhor com seus clientes. De fato, não saber tudo faz você parecer mais autêntico.

Conclusão

Com essas dicas sobre como vender cursos online em nichos competitivos, somadas a sua dedicação e persistência, você conseguirá ter sucesso nos nichos de mercado mais concorridos.

Se você está procurando uma plataforma EAD confiável para gerenciar, vender e ministrar seu curso online, conheça a plataforma EAD Genius. Você ficará surpreso com a facilidade de uso e todas as funcionalidades que ela oferece.

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da Lista Vip

Receba conteúdo exclusivo

Veja mais

®2020 Genius EAD | Todos os direitos reservados​