Como fazer um pré-lançamento de sucesso

Pré lançamento

Está procurando dicas de como fazer um pré-lançamento de produto digital? Cada pré-lançamento é diferente. Não há uma solução universal que funcione para todos os negócios. Ainda assim, para ser bem sucedido, existem algumas coisas que é preciso saber sobre como fazer uma campanha de lançamento eficiente.

Saiba que pesquisa e validação são etapas absolutamente essenciais para trazer ao mercado um produto de sucesso. A pesquisa de marketing fornece dados sobre seu público-alvo e a concorrência, ajudando você a decidir quais recursos seu produto precisa ter. Portanto, o lançamento não terá muito sucesso sem marketing de pré-lançamento.

Você deve estar se perguntando: por que divulgar algo que não está pronto para vender? O negócio é o seguinte: diariamente seu público recebe mensagem de multicanais, por isso pode ser difícil se destacar em meio a todo esse barulho.

Isso coloca muita pressão sobre você para alcançar esse público no dia do lançamento. É aí que uma estratégia de marketing de pré-lançamento entra em ação. O objetivo é gerar entusiasmo em torno do seu lançamento digital. Assim, quando você finalmente lançar, seus clientes estarão ansiosos para clicar em “comprar”.

Então, você precisa preparar seu público para que estejam de olhos e ouvidos abertos para o seu grande anúncio. Conforme você faz a divulgação durante o pré-lançamento, você aumenta a curiosidade em torno de seu novo produto e terá mais probabilidade de alcançar seu público-alvo ao lançar.

Não faça um pré-lançamento baseado em suposições

Antes de mais nada, é preciso entender o que é uma campanha de pré-lançamento. Em resumo, é tudo que acontece no período entre a aprovação da ideia e sua concretização. Uma campanha de pré-lançamento deve ser orientada pelas necessidades dos usuários reais, não por suposições.

As suposições são uma faca de dois gumes. Em alguns casos, são aqueles momentos “eureka”. Em outros casos, como indicam as estatísticas de lançamento digital, essas suposições são perigosas.

Uma campanha de lançamento bem pensada é como um mapa que orienta cada etapa do desenvolvimento do produto, desde os estágios iniciais, passando pelo primeiro conceito do produto, até o marketing.

Esse mapa ajuda a criar um alinhamento entre as pessoas envolvidas no projeto. Isso é fundamental porque permite que a empresa se concentre nas necessidades de seu mercado-alvo, em vez de se ampliar muito o leque de possibilidades e obter resultados negativos. Lembre-se que qualquer produto deve ser desenvolvido com o mercado-alvo em mente.

Toda estratégia de negócios deve girar em torno de uma visão claramente definida para o produto. É essa visão que vai ajudar você a criar mensagens envolventes. Portanto, a dica é descrever em um roteiro a direção que você pretende levar seu produto ao longo do tempo.

Além da visão, este roteiro também deve incluir informações sobre o mercado-alvo (demográfico, geográfico, comportamental e psicográfico), descrever onde o produto se encaixará no mercado atual, explicar o que o produto faz e o que o torna único.

Além disso, especificar qual valor ele traz para o consumidor, estabeleça as datas-chave para o lançamento do produto e delineie os recursos necessários.

Checklist de estratégia de marketing de pré-lançamento

O marketing de pré-lançamento tem como objetivo garantir que, quando você entrar no ar, já haverá uma comunidade animada e esperando por seu produto ou serviço. Isso ajudará você a construir entusiasmo para a o lançamento e proporcionará um aumento inicial no tráfego orgânico.

1 – Crie uma página de destino para geração de leads

Qualquer estratégia de marketing deve sempre começar definindo a seguinte questão: qual página (ou qual site) será o centro de tudo o que você pretende fazer? Nunca invista no marketing de algo que você não possui (como um perfil no Facebook ou um mini-site em qualquer domínio de hospedagem gratuita).

Você precisa ter certeza de que sua página sempre estará lá, não importa o que aconteça. Sites de terceiros (gratuitos) caem e as contas são bloqueadas (por uma série de razões). Portanto, seja o que for que você esteja comercializando, é melhor controlar 100%.

A dica é criar uma página de destino, também conhecida como “landing page de pré-lançamento”. Isso é mais fácil do que você imagina. Se o seu site for executado pelo WordPress, há uma variedade de plug-ins e temas que permitirão que você configure uma página de destino facilmente com um clique do mouse.

Muitos deles também vêm com um bom cronômetro de contagem regressiva para você adicionar à sua página. Sem dúvida, não há como fazer um pré-lançamento digital sem uma página de destino e um cronômetro. Além disso, é preciso usar um vídeo de marketing rápido.

Essa estratégia é sempre uma boa ideia, tanto para fins de engajamento quanto para  visibilidade orgânica. Este também é um bom momento para começar a construir o reconhecimento de sua marca no futuro. Sempre que possível, use seu logotipo como marca d’água em seu vídeo e demais conteúdos visuais.

Se você está lançando algo completamente diferente e acha que existe um sólido potencial de marca, invista em um novo domínio. Se em algum momento você não conseguir construir outra marca, sempre poderá mesclar seu mini-site com o site principal, redirecionando um para o outro.

2 – Desperte o interesse nos assinantes da sua lista

Durante a fase de pré-lançamento, você pode querer provocar seu público com uma ideia do que está por vir. Isso desperta a curiosidade entre seus seguidores e os deixará ansiosos para saber mais sobre o seu lançamento digital.

Se você já tem uma lista de e-mail que vai usar na campanha ou ainda está construindo-a, a dica é trabalhar gradualmente para engajar seus assinantes, com o objetivo de fazer com que eles reconheçam seu projeto em suas caixas de entrada.

Aqui estão algumas ideias para você:

– Elabore um conteúdo semanal para enviar a sua lista de assinantes em um dia e horário específico. Ser consistente sempre melhora o engajamento;

– Forneça valor real: selecione notícias do seu setor de mercado ou compartilhe algumas dicas realmente úteis. Isso é importante para gerar confiança em seus assinantes;

As duas táticas acima o ajudarão a construir o reconhecimento da marca entre seus assinantes, para que eles deem mais atenção ao seu lançamento digital (e mais propensos a se envolver). Também permitirá que você segmente sua lista, e assim personalize suas campanhas futuras.

Quando você souber sua data de lançamento, crie uma sequência de e-mails que a anunciem e envie acompanhamentos. Isso cria uma sensação de escassez, que é um conceito poderoso quando se trata de marketing de lançamento.

Em uma programação de lançamento de produto, pelo menos 8 ou 12 semanas de preparação são necessárias. Mesmo quando esse dia chega, o processo em torno de um novo produto não termina: tanto o lançamento quanto o pós-lançamento são igualmente importantes.

3 – Identifique e se envolva com influenciadores digitais

Esta é uma daquelas tarefas complicadas, mas se você começar cedo, antes mesmo de lançar o projeto, terá muitos influenciadores engajados no momento do lançamento.

Existem influenciadores em todos os setores e, se você conseguir firmar parcerias, eles podem ser um grande trunfo para o seu negócio.

Você pode encontrar influenciadores no Twitter, YouTube e Facebook, bem como em blogs.

Para o Twitter, você pode pesquisar por:

– Influenciadores que tuitaram um artigo sobre um tema do seu interesse.

– Usuários que mencionam sua palavra-chave em sua biografia do Twitter.

Ao pesquisar os influenciadores, certifique-se de:

– Criar uma lista do Twitter para mantê-los em contato.

– Retweetar e comentar seus tweets regularmente.

– Faça anotações sobre os chats e as comunidades do Twitter que eles frequentam (e considere entrar também).

Ao fazer uma pesquisa no Facebook você pode encontrar as páginas mais populares do seu nicho de mercado. Portanto, entre em contato para estabelecer uma parceria com os influenciadores digitais que tenham interesse em apoiar seu projeto.

No YouTube você também pode encontrar canais de influenciadores que tratem de um tema relacionado ao seu projeto. Faça sua pesquisa e estabeleça boas parcerias, é provável que haja a necessidade de fazer alguma troca para conseguir apoio, portanto, avalie todas as possibilidades. No geral, essa também é uma maneira de se tornar conhecido no seu nicho.

4 – Faça um esboço de seu calendário editorial

Comece sua campanha com mensagens curtas e diretas sobre o novo produto ou serviço, em vez de expor todos os seus recursos em detalhes. Nesse estágio inicial, o foco deve ser atrair a atenção.

Tente estudar as opções e determinar qual narrativa se encaixa melhor no seu tipo de produto e público. Comparar e ajustar a mensagem e fazer o SEO são tarefas constantes que continuam ao longo do pós-lançamento e garantem a expansão do produto depois de apresentado ao público.

Você pode não estar pronto para criar todo o seu conteúdo ainda, mas este é um bom momento para planejar as coisas. Sem dúvida, o planejamento de conteúdo de pré-lançamento permitirá que você capture todas as tendências sazonais e crie temas oportunos e mais eficazes.

Então, mantenha o foco em questões de nicho populares e, ao mesmo tempo, atenda às tendências sazonais. Seus resumos de conteúdo podem ser tão detalhados ou tão breves quanto você quiser.

5 – Comece a segmentar seu público

À medida que você está gerando algum tráfego, você precisa encontrar maneiras de coletar e utilizar esses dados. Assim sendo, os dados são o maior ativo de seu negócio: quanto mais cedo você começar a coletá-los, mais fácil se torna a tarefa de como fazer um pré-lançamento dar certo.

No estágio de pré-lançamento, certifique-se de começar a coletar e segmentar seu tráfego. Para isso, campanhas de publicidade no Facebook podem ajudar. Dessa forma, você pode promover sua página, anunciando que “em breve” haverá um novo lançamento digital.

Caso sua página no Facebook esteja pouco movimentada, a dica é atrair seguidores. Ambos os métodos têm uma coisa em comum: a capacidade de redirecionar seus anúncios para o público existente, com base no envolvimento anterior com seu anúncio e / ou site.

Assim, ao lançar, você poderá segmentar seus anúncios do Facebook apenas para as pessoas que já se engajaram com seu conteúdo. Além disso, você pode também configurar um funil de vendas personalizado ou uma oferta para os visitantes do site que leram seu artigo anteriormente.

Em ambos os casos, você não está mais no escuro: você pode usar os dados acumulados para veicular anúncios e CTAs mais direcionados e mais personalizados para o seu público.

Resumo sobre como fazer um pré-lançamento

A estratégia de marketing de pré-lançamento tornará seu lançamento mais fácil em todas as frentes, principalmente porque você já saberá como fazer um pré-lançamento.

– A primeira etapa em qualquer campanha de marketing de lançamento digital é criar uma página de destino para usar como ponto central para todas as suas táticas promocionais.

– Não se esqueça de trabalhar o seu SEO. Isso leva tempo para ser implementado, portanto, é melhor começar a trabalhar nele vários meses antes do “Grande Dia de Lançamento”. Dessa forma, você terá tráfego orgânico chegando e pronto para converter assim que o produto estiver no ar.

– Estabeleça sua presença nas redes sociais e comece a construir uma comunidade publicando conteúdo interessante.

– A maior parte do seu marketing de pré-lançamento está na coleta de dados, ou seja, segmentando sua lista de e-mails, seu público nas redes sociais e no seu site. Todos esses dados o ajudarão a tomar decisões mais produtivas durante o lançamento.

– Este também é um bom momento para você começar a se envolver com os influenciadores digitais do seu nicho de mercado.

– A fase de pré-lançamento também é um momento perfeito para o planejamento. Você ficará totalmente surpreso quando seu projeto for ao ar, então use seu tempo de silêncio para fazer um brainstorming e formar sua estratégia de conteúdo em detalhes.

– Uma das chaves para o sucesso do lançamento do produto realmente acontece muito antes do lançamento. Isso porque o processo de desenvolvimento do produto é a etapa de confirmação de que existe uma oportunidade real de mercado para o que você planeja criar.

Agora você já sabe como fazer um pré-lançamento?

por fim, esperamos ter solucionado todas as suas dúvidas sobre pré-lançamento. De fato, as etapas que envolvem um lançamento digital são sempre desafiadoras, mas as informações acima sobre como fazer um pré-lançamento, o ajudarão a seguir rumo ao sucesso!

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da Lista Vip

Receba conteúdo exclusivo

Veja mais

®2020 Genius EAD | Todos os direitos reservados​