Como fazer e-mail marketing da forma certa

Email Marketing

Você está enviando e-mails para expandir seus negócios? Você sabia que, de todas as ferramentas de marketing digital, o e-mail oferece o melhor retorno sobre o investimento? E também oferece as melhores taxas de conversão? Então, se você ainda não sabe como fazer e-mail marketing, leia este artigo até o final.

Certamente, e-mails envolventes e bem escritos podem ser altamente eficazes quando o assunto é fechar vendas. Se você está vendendo um produto digital ou serviço e não tem assinantes de e-mail, está perdendo muitas oportunidades. Como você espera que novos clientes cheguem até você?

Por que usar o e-mail marketing?

Você tem um site e está usando vários meios para direcionar o tráfego para ele, certo? Digamos que alguém visite seu site. Talvez essa pessoa quisesse comprar algo e acessou para pesquisar e comparar seus preços com os da concorrência. Assim, ele veio, viu e foi embora. E não há como você entrar em contato com ele, certo? Errado!

O que você precisa agora é disponibilizar um sistema para o visitante deixar seu endereço de e-mail antes de sair do seu site. Assim, você poderá entrar em contato com esse potencial cliente. Mas por que ele vai lhe dar o endereço de e-mail dele? Porque você vai dar a ele um motivo para isso.

Portanto, para obter seu endereço de e-mail, você deve oferecer-lhe algo em troca. Por exemplo: um e-Book gratuito ou um cupom de desconto. Dessa forma você vai criando uma lista de e-mails de pessoas interessadas nos produtos ou serviços da sua empresa. Essa estratégia de marketing é chamada de captação de leads.

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Assim que tiver seu contato de e-mail, você poderá enviar-lhe informações sobre seus produtos, promoções, descontos, e demais conteúdos educativos relacionados ao seu negócio. Tudo isso para que ele se lembre da sua empresa quando estiver pronto para comprar.

Ele pode não ser um cliente imediato, mas também pode ser um cliente que compre de você um mês depois. Ou ele pode indicar amigos que também tem interesse em seus produtos ou serviços.

Guia sobre como fazer e-mail marketing da forma certa

A seguir, conheça as etapas que você deve seguir para criar uma campanha de e-mail marketing bem sucedida.

1 – Defina seus objetivos

Antes de começar a planejar sua estratégia de e-mail marketing, é importante definir seus objetivos. Determine o que você deseja alcançar no final de sua campanha. Algumas das metas mais comuns para disparar e-mail marketing incluem:

– Aumentar a visibilidade da empresa.

– Ampliar as vendas.

– Conquistar novos clientes.

– Construir relacionamentos com clientes existentes.

– Gerar mais fidelidade à marca.

– Aumentar o tráfego do site.

Descrever seus objetivos é crucial. Isso o ajudará a manter o foco nas diferentes fases de sua campanha de e-mail marketing.

2 – Crie uma lista de e-mail orgânica

Construir uma lista de e-mail orgânica é fundamental para o sucesso de sua estratégia de marketing por e-mail. Existem muitas pessoas que compram listas de e-mail. Mas não faça isso. Por quê? Porque seus e-mails podem acabar na pasta de spam. E muitos contatos nas listas compradas são falsos.

Quando seus e-mails acabam nas caixas de entrada de pessoas que não estão interessadas, você pode não obter boas taxas de cliques ou taxas de abertura. Portanto, não há como fazer e-mail marketing de forma eficiente enviando mensagens para o público errado.

A ideia é alcançar seu público-alvo, ou seja, aquelas pessoas que demonstraram interesse em seus produtos. Saiba que disparar e-mail marketing para as pessoas certas é fundamental. Então, uma maneira fácil de construir uma boa lista orgânica é incluir um botão “Inscrever-se” em seu site. Mas, para registrar IDs de email, você precisará vincular este botão a um formulário de inscrição.

3 – Segmente suas listas de e-mail

Quando tiver sua lista de e-mail, segmente-a com base em parâmetros relevantes. Sem dúvida, a segmentação pode ajudar a tornar organizada e eficaz sua estratégia de e-mail marketing. Aqui estão alguns parâmetros que você pode considerar ao segmentar suas listas:

– Estágios da jornada do cliente;

– Dados demográficos (sexo, localização, idade, interesses);

– Comportamento e envolvimento do usuário;

– Frequência de compra.

Ao criar segmentos em sua lista de e-mail, você pode ajustar sua comunicação para corresponder às necessidades de um segmento específico. Em vez de enviar e-mails genéricos, a segmentação permite adicionar um toque de personalização aos seus e-mails.

A segmentação está no centro de qualquer campanha de e-mail marketing de sucesso. Isso porque ajuda você a entender quem são seus assinantes e como você pode direcioná-los.

4 – Limpe sua lista de e-mail

O maior trunfo de qualquer estratégia de e-mail marketing é a lista de assinantes. Portanto, é essencial que você verifique sua lista regularmente. Assim sendo, a dica é remover todos os usuários que cancelaram a assinatura de seus e-mails. Ao manter usuários inativos, você verá uma queda nos níveis de engajamento.

A maioria dos provedores de e-mail tem a opção de remover assinantes inativos automaticamente. Assim, você não terá que perder horas tentando atualizar a lista manualmente.

5 – Crie títulos de assunto atraentes 

Por que os títulos são importantes na hora de disparar e-mail marketing? Quando um assinante recebe seu e-mail, a primeira coisa que ele provavelmente notará é a linha de assunto. Esse pode ser um fator decisivo para um usuário abrir ou não seu e-mail.

O título do e-mail é fundamental para sua campanha de e-mail marketing, pois afeta diretamente sua taxa de abertura. Quando o título é atraente pode despertar a curiosidade de seus leitores. No entanto, não existe uma fórmula mágica para criar títulos chamativos, mas é uma boa ideia incluir suas ofertas e descontos mais recentes no assunto do e-mail.

Aqui estão algumas outras dicas que o ajudarão a criar títulos atraentes:

– Use uma frase curta;

– Evite usar frases como “Grátis” e “Ganhe dinheiro”. Isso porque pode acabar levando seus e-mails para a pasta de spam;

– Formule títulos como se estivesse fazendo uma pergunta aos destinatários. Por exemplo: “Já escolheu seu cupom presente?”

6 – Obtenha o tom e o tempo correto

A próxima dica é criar conteúdo de qualidade, que seja do interesse do seu público-alvo. Afinal, não há como fazer e-mail marketing sem conteúdo de valor porque ele está no centro de sua estratégia! Além de criar títulos que chamem a atenção, você também precisa escrever conteúdo envolvente.

Ao escrever conteúdo para seus e-mails, seja fiel à sua marca. Além disso, adicione botões de call-to-action para estimular os usuários a agirem. Outro fator a ser considerado é o tempo de envio de seus e-mails. O melhor momento para disparar e-mail marketing dependerá dos seus objetivos e público-alvo. Então, teste diferentes dias e horários. Além disso, verifique suas taxas de abertura para encontrar o melhor momento do dia para enviar suas mensagens.

7 – Use um design atrativo em seu e-mail marketing

Um belo design de e-mail pode gerar ótimas conversões para o seu negócio. Esse é um fator subestimado, mas importante no desenvolvimento de uma campanha de e-mail marketing de sucesso.

A apresentação da sua mensagem de e-mail também pode influenciar na abertura ou não pelo usuário.

Aqui estão alguns fatores que você deve ter em mente ao projetar seus modelos de e-mail:

– Use um layout vertical;

– Use um amplo espaço em branco;

– Mantenha suas frases e parágrafos curtos;

– Deixe seu botão de call-to-action em destaque;

– Evite usar muitas imagens;

– Adicione botões para compartilhamento nas redes sociais;

– Forneça seus dados de contato completos no rodapé.

8 – Otimize seus e-mails para dispositivos móveis

De acordo com pesquisas, o celular é o ambiente mais popular para ler e-mails. Mas, você já deve saber disso, certo? Muitos de nós lemos e-mails quando estamos em deslocamento e até mesmo em momentos de lazer.  Assim sendo, o celular é a maneira mais conveniente de verificar seus e-mails onde você estiver.

Leve isso em consideração ao decidir como fazer e-mail marketing. Por que é importante projetar seus e-mails para telas de dispositivos móveis? Se você não otimizar seu design de e-mail para celular, seus assinantes podem acabar vendo imagens grandes que mal cabem na tela do aparelho.

Aqui estão algumas dicas de otimização de e-mail que o ajudarão a melhorar sua campanha:

– Não incorpore arquivos de imagem muito grandes em seus e-mails;

– Redimensione suas imagens de acordo com a proporção da tela do visualizador;

– Divida seu texto. Use frases e parágrafos curtos e concisos;

– Use um modelo de e-mail responsivo;

– Destaque botões de CTA com tamanhos apropriados, usando cores contrastantes;

– Aumente o tamanho de seus links;

– Visualize todos os seus e-mails em um aparelho celular antes de enviá-los.

9 – Facilite o cancelamento da assinatura do e-mail marketing

Pode parecer contraproducente facilitar a desativação de seus assinantes. Afinal, você vai perder um assinante, certo? Então, como isso pode ser útil para sua estratégia de e-mail marketing? No curto prazo, não é.

Mas, de uma perspectiva de longo prazo, é muito útil. Se alguém não quiser receber seus e-mails, provavelmente ficará frustrado se continuar recebendo. Como resultado, eles podem não abrir ou até marcar como spam.

Em ambos os casos, você é quem está perdendo. Isso não apenas bagunça a análise de seu e-mail, mas também pode reduzir a credibilidade da sua marca. Portanto, é uma boa ideia permitir que as pessoas cancelem a assinatura com facilidade.

10 – Automatize seus e-mails

Enviar e-mails de forma automatizada é uma boa maneira de manter contato com seu público regularmente. No entanto, evite enviar muitos e-mails. Se você irritar seus assinantes, eles podem cancelar a assinatura.

A automação e-mail marketing garante que você não se esqueça de enviar nenhum e-mail e ainda facilita o acompanhamento de seus potenciais clientes. Com base em seus objetivos de campanha, decida a frequência de envio.

Uma das melhores coisas sobre automação e-mail marketing é que ela ajuda a personalizar as respostas de e-mail. Em vez das pessoas receberem e-mails genéricos, você pode usar uma ferramenta de automação para acionar e-mails personalizados sempre que as pessoas realizam determinadas ações.

Alguns exemplos são: 

– E-mail de agradecimento;

– Ofertas relacionadas aos seus interesses;

– Lembrá-los por que devem permanecer conectados a sua marca;

De fato, os gatilhos permitem que você aplique respostas personalizadas automaticamente, com base no que os assinantes fazem. Isso é ótimo para sua campanha de gotejamento porque você sempre poderá responder automaticamente com um e-mail de acompanhamento. Por exemplo:

– E-mail de boas-vindas;

– E-mails de carrinho abandonados, em caso de lojas virtuais;

– Mensagens em datas especiais (aniversário do cliente, Natal, Ano Novo).

Imagine se você tivesse que enviar todos esses e-mails manualmente. Com a automação e-mail marketing tudo se torna mais fácil e mais produtivo. Antes que um lead esteja pronto para ser convertido, você precisa alimentá-lo em seu funil de vendas.

Cada processo de promoção e geração de leads requer uma sequência de e-mails para os assinantes em diferentes estágios. Sem dúvida, a automação e-mail marketing oferece diversos benefícios para sua empresa, por exemplo:

– Oferece o conteúdo certo para o público certo no momento ideal;

– Aumenta as respostas dos clientes em potencial;

– Resulta em uma gestão mais fácil do ciclo de vendas;

– Melhora o relacionamento com os clientes, devido a taxas de resposta mais rápidas.

Teste seus e-mails

Antes de enviar suas mensagens de e-mail, faça testes. Assim você poderá receber informações valiosas que podem ajudá-lo a otimizar sua estratégia de e-mail marketing para obter melhores resultados.

A dica é preparar vários modelos de e-mail antes de enviá-los. Teste várias versões de títulos de assunto, design e conteúdo. Dessa forma, você poderá descobrir quais modelos de e-mail apresentam o melhor desempenho.

Experimente tamanhos de fonte, cores e diferentes botões de call-to-action. Teste seus e-mails em diferentes dispositivos e verifique quais deles obtêm a melhor resposta. Depois de enviar seus e-mails, invista algum tempo para entender como os usuários reagem a eles.

Rastreie e analise sua taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de rejeição. Testar e analisar seus resultados é a única maneira de melhorar sua campanha de e-mail marketing.

Então, já sabe como fazer e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma mina de ouro que você não deve ignorar se estiver tentando impulsionar seu negócio. Isso porque pode aumentar o seu lucro e ainda ajudá-lo a construir melhores relacionamentos com seu público-alvo.

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