Como divulgar um curso online para aumentar as vendas

Divulgar curso online

O dia finalmente chegou… você terminou de criar seu curso online! Demorou várias semanas (talvez até vários meses) para criá-lo, mas tudo bem, você conseguiu. Parabéns! O problema agora é como divulgar curso online?

Talvez você já tenha tudo em mente depois de longos dias e noites no computador criando, gravando e editando o conteúdo do seu produto digital.

Mas, se o seu curso online está pronto e você ainda não sabe como divulgá-lo, chegou ao lugar certo! Afinal, para conseguir fazer muitas vendas e obter lucro é preciso promover seu infoproduto para o maior número de pessoas possíveis, certo?

Se você se esqueceu de criar uma estratégia de marketing para o seu curso online, tudo bem. Definitivamente, você não é a primeira pessoa a criar um produto digital sem pensar em como divulgá-lo. Fique tranquilo, vamos ajudar você!

Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como divulgar curso online para aumentar suas vendas.

As primeiras estratégias devem ser implementadas antes de você criar seu curso, mas o restante delas podem ser usadas a qualquer momento após o lançamento do seu curso online e armazenamento em uma plataforma EAD.

1 – Pesquise seu público antes de criar seu curso

Essa primeira etapa é importante e deve ser executada antes de implementar qualquer uma das estratégias listadas neste artigo. Conhecendo seu público-alvo torna-se mais fácil criar um curso online que as pessoas realmente desejam ter acesso.

Se você tem um público (de um blog, lista de e-mail, rede social, etc.), envie uma pesquisa para perguntar sobre os assuntos que estão interessados ​​em saber mais.

Crie um curso com base no que eles querem, não no que você deseja criar. Incluir o seu público no processo de criação do curso também é uma maneira de validar sua ideia de produto digital.

– Crie sua persona de cliente ideal

Sem dúvida, entender quem é seu cliente ideal antes de iniciar o marketing do seu infoproduto o ajudará a criar mensagens de marketing que falem diretamente sobre os problemas, necessidades e desejos deles.

Aliás, não há como divulgar curso online sem conhecer seu público e, mais especificamente, a sua persona de cliente ideal. Portanto, sempre tenha em mente sua persona ao implementar as estratégias de marketing listadas neste guia.

2 – Identifique sua proposta de valor exclusiva

Pesquise alguns dos cursos online existentes relacionados ao seu tema para que você tenha uma boa ideia do que está incluído nesses cursos e como eles são apresentados. O objetivo aqui é determinar como você se diferenciará da concorrência.

Então, quais assuntos do seu tema você cobrirá que outros criadores de infoprodutos deixaram para trás? Que valor você pode agregar ao seu curso online que não está incluído nos outros? Essas são apenas algumas questões que você deve observar.

É fundamental ter um diferencial e incluir isso na sua página de destino e em suas mensagens de marketing. Além disso, quando as pessoas perguntarem “em que o seu curso é diferente do XYZ?”, você terá uma boa resposta.

– Crie um título de curso atraente com base na pesquisa de palavras-chave

Imagine por um momento que você está procurando algumas informações sobre o seu tema. Quais termos de pesquisa (também conhecidos como palavras-chave) você vai usar para encontrar as informações que procura?

Por exemplo, se você quisesse aprender como criar logotipos no Adobe Photoshop, provavelmente digitaria as palavras-chave: “como criar logotipos usando o Photoshop”, ou alguma variação semelhante dessa frase.

Para facilitar a pesquisa, use uma ferramenta como o planejador de palavras-chave do Google  ou o  BuzzSumo para identificar as palavras-chave mais populares relacionadas ao tema do seu curso online.

Além disso, inclua essas palavras-chave no título do curso. Isso ajudará seu potencial cliente a encontrar seu curso quando pesquisar suas palavras-chave no Google.

3 – Como divulgar curso online em seu blog

Seu blog é um ótimo lugar para promover seu curso online, especialmente se você publica regularmente conteúdo gratuito relacionado ao tema do seu produto digital.

Se você escreve artigos sobre o mesmo assunto que ensina em seu curso online, então cada pessoa que lê seu blog é um cliente em potencial para o seu infoproduto. Um ótimo lugar para publicar um link para a compra do seu curso é no final de cada postagem do blog.

Além disso, através de suas publicações você também pode captar leads, basta criar um formulário para que os visitantes adicionem seus endereços de e-mail para receber mais informações.

– Inicie um canal no YouTube

O YouTube é o segundo mecanismo de busca mais visitado em todo o mundo (depois do Google). Existem milhões de pessoas procurando por vídeos sobre “como fazer”.

Talvez, até você já tenha procurado sobre algum tema do seu interesse, por exemplo: como divulgar curso online. Saiba que os vídeos do YouTube podem até ter uma classificação superior aos sites nos resultados de vários mecanismos de pesquisa.

Então, crie um canal no YouTube sobre o tema do seu curso online e publique vídeos úteis regularmente.

– Publique um vídeo promocional sobre seu curso online

Crie um pequeno  vídeo para promover o seu curso online e publique-o no YouTube. Você pode até criar vários vídeos promocionais, cada um com um título diferente para aumentar as vendas do seu produto digital.

Certifique-se de incluir palavras-chave populares relacionadas ao seu tema nos títulos e nas descrições dos vídeos. Assim eles terão uma boa classificação nos resultados de pesquisa. E não se esqueça de incluir um link para seu curso online nas descrições de seus vídeos.

4 – Como divulgar curso online: Crie uma lista de e-mail

O e-mail é uma forma poderosa de divulgar seu curso online. A maioria das pessoas precisa pensar várias vezes antes de decidir comprar um infoproduto. É por isso que ter uma lista de e-mail é tão eficaz.

Quando alguém se inscreve para receber seu boletim informativo, você ganha a confiança dele. Assim pode enviar dicas relacionadas ao tema do seu curso online. Sem dúvida, é uma boa ideia fornecer conteúdo de valor antes de sugerir a compra do seu curso.

Aliás, inclua um link para o seu curso online na assinatura do seu e-mail pessoal. Você provavelmente envia e responde vários e-mails diariamente, talvez algumas pessoas que estejam recebendo seus e-mails possam se interessar pelo seu curso.

A dica é adicionar uma frase curta à sua assinatura de e-mail que inclua um link para o seu curso. Mesmo que alguém que veja sua assinatura de e-mail não esteja interessada em comprar seu infoproduto, eles podem conhecer outras pessoas que estejam e falar para elas sobre isso.

– Crie um curso gratuito por e-mail

Uma boa dica é transformar um dos módulos do seu curso online em uma série de e-mails. Ofereça esse treinamento como um curso gratuito para construir uma lista de e-mail de clientes em potencial. No final do seu curso gratuito, estimule seus alunos a adquirirem seu curso principal.

5 – Otimize seus perfis em redes sociais

Seus perfis em redes sociais são uma ótima maneira de construir sua marca pessoal e se posicionar como um especialista em seu nicho de mercado. Atualize sua biografia no Facebook, Instagram e outras plataformas nas quais você possua um perfil que reflita sua área de atuação.

Inclua em seus perfis um link diretamente para o seu curso online. Assim, as pessoas interessadas no tema do seu curso saberão onde ir para obter mais informações.

– Publique anúncios no Facebook

Usando o Facebook Ads, você pode criar anúncios que segmentam pessoas com base em seus dados demográficos, interesses e comportamentos.

Você também pode usar o Google Adwords para criar anúncios que aparecerão nos resultados da pesquisa para palavras-chave específicas relacionadas ao seu tema.

Lembre-se de que as pessoas estão no Facebook para socializar e não para comprar coisas. Portanto, você precisa vender seu curso online sutilmente. A dica é tentar direcionar potenciais clientes das suas redes sociais para o seu blog ou lista de e-mail, por exemplo.

Iniciar um grupo no Facebook centrado em seu tema é uma maneira poderosa de construir uma comunidade de potenciais clientes para o seu curso online.

Administrar um grupo no Facebook também é ótimo para fins de marca pessoal, pois ajuda a posicionar você como uma autoridade em seu nicho de mercado.

– Inicie um grupo no LinkedIn

Iniciar um  grupo no LinkedIn centrado no tema do seu infoproduto é outra boa maneira de conseguir aumentar suas vendas, especialmente se o seu mercado-alvo for de profissionais.

O LinkedIn também é uma ótima plataforma para networking em geral, o que pode levar a inúmeras oportunidades, incluindo palestras, oportunidades de parceria, indicações de clientes e muito mais.

6 – Como divulgar curso online criando um funil de vendas

Criar um funil de vendas para o seu curso online é um passo importante. Um funil de vendas é um processo muito específico pelo qual você orienta um cliente em potencial para a tomada de decisão de compra do seu curso online.

Embora todas as diferentes estratégias de marketing listadas neste artigo sobre como divulgar curso online possam ajudar a aumentar suas vendas, sozinhas muitas delas são menos eficazes do que outras para fazer as pessoas comprarem seu curso.

Se você deseja turbinar as vendas do seu curso online, precisa criar um funil de vendas que inclua várias das táticas de marketing aqui citadas. Na verdade, a maioria delas são ótimas para atrair as pessoas para o funil com o objetivo de converter clientes em potencial em clientes pagantes.

7 – Ofereça uma garantia de satisfação

Oferecer uma  garantia de satisfação aos seus clientes é uma ótima maneira de aumentar as vendas do seu produto digital. Afinal, essa possibilidade leva o cliente a pensar que corre menos risco de perder dinheiro caso não goste do seu curso online.

Isso também transmite confiança, porque você não ofereceria uma garantia de satisfação se o seu curso não valesse a pena. Geralmente, os criadores de cursos online oferecem a garantia de devolução do dinheiro em 30 dias.

Dessa forma, qualquer pessoa que não se sentir satisfeita com seu curso poderá solicitar o reembolso total em 30 dias após a compra.

– Ofereça um plano de pagamento

Outra boa ideia é oferecer um plano de pagamento. Algumas pessoas vão querer comprar o seu curso online, mas não têm saldo suficiente em seu cartão de crédito para pagar o preço total.

No entanto, eles poderão pagar pelo curso se os pagamentos forem parcelados por um longo período de tempo. Por exemplo, se você vender seu curso online por R$ 300, poderá oferecer a seus alunos como alternativa um plano de pagamento de R$ 100 reais por mês durante 3 meses.

Escolha a melhor Plataforma EAD

Um fator importante para o sucesso do seu curso online é a plataforma EAD. Afinal, você precisa armazenar seu curso em um ambiente digital que forneça todas as ferramentas necessárias para você vender seu curso online.

A dica é escolher a Plataforma EAD Genius, pois reúne os melhores recursos para os criadores de infoprodutos lucrarem com a venda de seus cursos. Na Genius você pode escolher como cobrar seus clientes e por quanto tempo eles terão acesso ao seu curso.

Então, tem a possibilidade de você cobrar um valor único para liberar o acesso ao seu curso, ou você pode usar o modelo de clube de assinatura, no qual você libera seu conteúdo aos poucos, de forma semanal, mensal, etc.

Saiba que uma das melhores coisas em ter um clube de assinatura é a receita recorrente, que é mais confiável e previsível do que pagamentos únicos.

A Genius dá a você controle total sobre seu modelo de preços, seja a cobrança de uma taxa única ou a criação de um clube de assinatura para os clientes acessarem o conteúdo do seu curso online.

Conclusão: Como divulgar curso online para aumentar as vendas

Por fim, agora que você já tem uma boa ideia de como divulgar curso online para aumentar as vendas, é hora de colocar em prática o que aprendeu. Mas lembre-se de que leva tempo para implementar e testar cada uma das táticas de marketing listadas acima.

Mas, em vez de tentar implementá-las todas de uma vez, comprometa-se em realizar algumas delas e medir os resultados antes de implementar outras. Assim você poderá descobrir quais funcionam melhor para o seu nicho de mercado.

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