Como criar página de vendas para curso online

Criando landing pages

Como a maioria dos criadores de infoprodutos, você provavelmente levou algum tempo para criar seu curso digital. Depois de muitas tentativas e erros, agora você tem certeza que seu conteúdo é épico e pode ajudar muitas pessoas. Mas, se você acredita que criar página de vendas não é necessário, está enganado.

Talvez seu ponto forte seja ensinar e não vender. Então, o que fazer para conseguir clientes interessados em comprar seu curso? Como você vende seu curso sem gastar seu precioso tempo para convencer alguém a se inscrever nele?

A resposta é simples: criando uma página de vendas. Sem esse recurso, será muito difícil encontrar compradores para o seu curso online.

A página de vendas será praticamente uma descrição do seu infoproduto. Até podemos dizer que será uma carta de vendas. Mas, acima de tudo, tem a função de convencer alguém a comprar.

É a página que seus futuros clientes visitam antes de tomar a decisão de investir dinheiro para ter acesso ao seu conteúdo.

Mas, como alguém encontrará a página de vendas do seu curso dependerá dos meios de divulgação que você usará. Talvez sua ideia seja divulgar através de anúncios do Facebook.

Descubra como usar anúncios do Facebook para vender cursos online

Outra possibilidade é você criar uma série de e-mail marketing para divulgar links que direcionem para sua página de captura. Os clientes podem até mesmo descobrir seu curso online através de um artigo do seu blog.

Ou talvez eles encontrem por conta própria logo após fazerem uma pesquisa no Google usando palavras-chaves relacionadas ao tema do seu curso.

Mas, independentemente da estratégia de marketing usada para levar alguém à sua página de vendas, o importante é “o que essa pessoa faz quando chega lá.”

Antes de criar página de vendas, tenha um objetivo

Ok, antes de escrever uma única palavra em sua página de vendas, há algo muito importante que você precisa entender. Sua página deve ter um objetivo, que é convencer o leitor a comprar seu curso.

Portanto, cada frase que você usar deve contribuir para o cumprimento dessa meta. Contudo, sua página de vendas não é a mesma coisa que o esboço do seu curso. Embora o esboço do curso certamente deva fazer parte dela.

E definitivamente não é uma página que você deva escrever de qualquer jeito. O objetivo é influenciar alguém a tomar uma decisão de compra. Assim, quando alguém terminar de ler sua página de vendas, poderá decidir se quer ou não fazer o seu curso online.

Infelizmente, escrever uma página de vendas de alta conversão não é uma tarefa fácil. De fato, a capacidade de escrever textos atraentes é uma habilidade que leva tempo para ser desenvolvida.

Então, se você não é um redator especialista em criar página de vendas, a boa notícia é que só você entende bem seu curso e seu público-alvo, assim pode escrever sua página com mais conhecimento.

Com um pouco de orientação e uma estrutura comprovada de uso, você conseguirá montar uma página de vendas atraente que ajude a aumentar o número de compradores.

Por onde começar a criar página de vendas?

Antes de começar a desenvolver sua página de vendas existem algumas perguntas que você precisa responder. Depois de ter as respostas para essas perguntas, você deve criar página de vendas. Então, responda as seguintes questões:

1 – Para quem é destinado o seu curso online?

Primeiramente, identifique para quem é o seu curso online. Quem é o seu mercado-alvo? Quem são as pessoas que provavelmente estarão interessadas em seu infoproduto?

2 – O que seu curso os ajuda a fazer?

Em segundo lugar, identifique o que seu curso online ajuda o cliente a resolver? Qual é o resultado específico que eles podem alcançar implementando o que aprenderam em seu curso?

3 – Por que isso o beneficiará?

Por fim, identifique os motivos pelos quais seu cliente deseja alcançar o resultado que seu curso ensina a alcançar. Isso o ajudará a progredir em sua carreira? Isso o ajudará a melhorar sua qualidade de vida?

Amarre suas respostas em uma única frase

Logo depois de responder essas perguntas, junte-as em uma única frase usando a estrutura abaixo. Dessa forma formará uma Proposta de Valor Única.

Por exemplo, se o seu produto digital é voltado para educação financeira de donas de casa, esta frase pode se parecer com:

“Meu curso ajuda donas de casa a aprender como administrar seu orçamento doméstico de maneira eficaz, para que possam enfrentar menos problemas financeiros e ter dinheiro sobrando no fim do mês.”

Criar página de vendas: 3 tipos que convertem

Agora que você já sabe para quem é destinado seu curso online, o que ele ensina a fazer e por que isso é benéfico para seus clientes, é hora de começar a trabalhar na página de vendas. É nela que você expande esses elementos com mais detalhes.

Existem praticamente 3 tipos de páginas de vendas que são usadas para vender cursos online. Todas elas têm o mesmo propósito (persuadir alguém a se inscrever em seu curso).

Além disso, todas podem ser eficazes. Portanto, sinta-se à vontade para usar qualquer um dos tipos que citaremos.

Tipo 1: Criar página de vendas apenas com texto

Muitas vezes chamada de carta de vendas de formato longo, todo o conteúdo desse tipo de página deve estar em formato de texto. Também é útil incluir imagens em toda a página para ajudar a apoiar o texto e melhorar a aparência geral e o design.

Tipo 2: Página de vendas com texto e vídeo 

Este tipo de página inclui uma combinação de conteúdo de texto e vídeo. O vídeo da página geralmente é uma versão mais curta do conteúdo escrito ou uma introdução ao curso.

Também pode ser um vídeo de vendas completo que inclui todos os mesmos elementos de uma carta de vendas longa, dando ao leitor a opção de assistir ao vídeo ou ler a página, ou ambos.

Tipo 3: Página de vendas de vídeo 

Sem dúvida, uma página de vendas em vídeo pode ser extremamente eficaz se feita corretamente. Para que ela seja de alta conversão deve conter todos os mesmos elementos de uma página de vendas longa. Com este tipo de página, o link para adquirir seu curso seria colocado abaixo do vídeo.

O que incluir na página de vendas do seu curso online

Se você digitar as palavras “como criar página de vendas” no Google, certamente verá milhões de resultados. É provável que cada um recomende uma estrutura específica. Definitivamente, depois de ver alguns, você começará a notar um padrão entre eles.

As páginas de vendas mais eficazes para cursos online geralmente contêm os elementos descritos abaixo:

– Um título atraente (para chamar a atenção)

– Uma história de abertura (para apresentar o problema)

– Marcadores (para destacar os benefícios da solução)

– A solução / oferta (apresente seu curso)

– Bônus (para aumentar o valor percebido)

– Depoimentos (para prova social)

– Credibilidade (biografia do criador do curso)

– Perguntas e respostas (para solucionar dúvidas)

– Reversão de risco (uma garantia de satisfação)

– Detalhes de preços (com uma frase de chamariz clara)

A ordem em que esses elementos são apresentados pode variar, mas na maioria dos casos, eles estarão sempre lá. Estes são os itens básicos para criar página de vendas. Agora, vamos dar uma olhada em cada um com mais detalhes:

O título

O objetivo do título é chamar a atenção do leitor e fazê-lo querer continuar lendo. Então, pense no seu título como o anúncio da sua página de vendas.

Deixe claro para quem é o título. Isso dá ao leitor a chance de determinar se a página de vendas (e, portanto, seu curso) é relevante para eles. Se for, eles prestarão atenção.

História de abertura

Agora que você conseguiu a atenção do leitor, a próxima coisa que deve fazer é apresentar o problema que ele está enfrentando. Mostre ao seu cliente potencial que você entende seu problema atual. Isso ajuda a construir um relacionamento com ele porque demonstra empatia.

No entanto, se você enfrentou o mesmo problema (antes de descobrir a solução) que seu leitor está procurando, compartilhe essa história com eles.

Então, defina o problema e lembre-os das consequências de não resolvê-lo. Quando você define o problema primeiro, apresentar sua solução torna-se algo natural.

Portanto, ajude seu leitor a visualizar a transformação que eles desejam criar antes de apresentar seu curso a eles.

Benefícios (Bullet Points)

De fato, um ponto forte de uma página de vendas de curso online é uma declaração curta que identifica um único benefício do seu curso. Nesta seção, você deve listar os principais benefícios (de 5 a 10 é uma boa quantidade) que seu curso irá ajudá-los a atingir.

Saiba que muitas pessoas irão visualizar toda a sua página de vendas antes de realmente lerem qualquer um dos parágrafos. Então, não esconda os benefícios em parágrafos longos.

A solução / oferta (seu curso!)

É aqui que você apresenta seu infoproduto. Mostre ao seu cliente potencial o que está incluído em seu curso online. Liste os módulos e vídeo-aulas e diga a eles o que aprenderão em cada lição.

Lembre-se de que, ao descrever o conteúdo do curso, vincule esse conteúdo a benefícios específicos. O que cada lição os ajuda a fazer? Por que isso vai ajudar seu cliente?

Bônus

Inclua uma lista de todos os materiais e recursos bônus incluídos em seu curso. O objetivo é complementar o material do curso e aprimorar a experiência geral de aprendizado dos clientes. Isso também ajuda a aumentar o valor percebido do seu curso.

Aqui estão alguns exemplos de bônus que você pode oferecer:

– Recursos para download (listas de verificação, planilhas, guias em PDF, etc.)

– Acesso a um grupo privado com outros alunos

– Descontos ou ofertas em outros produtos

– Certificado de conclusão do curso

Criar página de vendas com depoimentos

Seu cliente potencial precisa ter certeza de que seu curso realmente vai ajudá-lo a fazer o que você promete. Eles precisam de provas, e é por isso que você precisa de depoimentos.

Sem dúvida, os depoimentos são a validação de terceiros de que seu curso online cumpre o que promete. A ideia é colocar o depoimento de pessoas que fizeram o seu curso e estão dispostas a recomendá-lo a outras pessoas.

Obtenha depoimentos escritos. Inclua o nome e o cargo da pessoa e, se possível, uma imagem. Depoimentos em vídeo são os mais poderosos, então, se você puder obter algum, melhor ainda. No entanto, nunca use um depoimento falso.

Mas, se você ainda não tem nenhum depoimento (porque ainda não tem nenhum cliente), considere dar acesso gratuito ao seu curso a um grupo seleto de pessoas em troca de depoimentos.

Credibilidade (sua biografia)

Na sua biografia você deve mostrar sua credibilidade. Basicamente, você tem que responder à pergunta: quem é você e por que alguém deve ouvi-lo? Mas, isso não significa que você precisa ter alguma formação acadêmica.

Em muitos casos, basta provar que você alcançou o resultado que pretende ensinar as pessoas. O objetivo é garantir ao seu leitor que você tem o conhecimento e a experiência necessária para falar sobre o tema do seu produto digital.

Criar página de vendas com perguntas frequentes (FAQ)

O objetivo aqui é superar as objeções e preocupações comuns que seu leitor pode ter. Então, pense nas perguntas que seus clientes potenciais provavelmente lhe fariam antes de decidir comprar seu curso online. Faça uma lista de 5 a 10 perguntas mais comuns.

Garantia de satisfação

Em algum momento do processo de tomada de decisão, o leitor vai se perguntar: “e se eu não gostar desse curso?” Agora é sua chance de responder essa pergunta para eles. As pessoas não querem correr o risco de comprar algo e se arrepender depois.

Uma técnica comum de reversão de risco é oferecer o dinheiro de volta em um período de tempo específico, como 30 dias. Assim, você está basicamente dizendo: “Estou tão confiante de que você gostará do meu curso que estou disposto a devolver todo o seu dinheiro se você não gostar”.

Preços

Provavelmente ao criar página de vendas um botão de compra será inserido ao final da página. Mas, ainda é uma boa ideia dizer ao leitor comprar seu curso.

Além disso, informar o preço do seu curso online e as condições de pagamento também é uma ótima maneira de aumentar as vendas. Mas, nunca presuma que seu leitor sabe o que fazer a seguir. Sempre diga a ele qual é o próximo passo.

Plataforma EAD

Por fim, para armazenar e vender seu curso online será preciso escolher uma plataforma EAD confiável. A melhor opção do mercado é a plataforma EAD Genius. Nela você pode escolher como cobrar seus clientes.

A venda é integrada com Pagar.me, PagSeguro ou Hotmart, bem como os meios tradicionais de pagamento (boleto e cartão de crédito).

Seja no modelo de clube de assinatura ou cobrança de valor único, a Genius oferece os melhores recursos e funcionalidades, sendo instalada e configurada em seu próprio domínio.

 

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