Como criar marca pessoal para vender cursos online

Especialista de nicho - Infoprodutos

Para criadores de produtos digitais, criar marca pessoal nunca foi tão importante como hoje. Afinal, para vender cursos online é preciso atrair clientes e posicionar-se como um especialista em certo nicho de mercado.

Mas por que é preciso criar marca pessoal para conseguir isso? A resposta é simples: sua marca é o que vai diferenciá-lo de outros criadores de infoprodutos, melhorando sua reputação e gerando uma boa impressão na mente dos seus clientes potenciais.

Sem uma marca pessoal convincente que conquiste seu público-alvo, você terá muitas dificuldades para criar um negócio lucrativo e sustentável.

Saiba que empreendedores digitais que tem uma marca pessoal são encontrados mais facilmente em buscas no Google e nas redes sociais.

Quando você mostra claramente quem você é, o que você faz e como ajuda os outros, tende a estimular as pessoas a perceberem seu valor. Sem dúvida, isso vai impulsionar as vendas do seu curso online.

Aliás, ter uma marca pessoal forte também ajuda a justificar a cobrança de preços mais elevados pelos seus produtos digitais. Sem uma marca, você estará competindo em preço. E sempre haverá concorrentes que podem superar seu preço.

6 etapas para criar marca pessoal atraente e lucrativa

Vamos mostrar agora 6 etapas que levarão você a construir uma marca pessoal forte. Assim, com o tempo seu negócio evoluirá e você poderá até criar mais de um infoproduto.

1 – Seja autêntico  

Antes de mais nada, para começar a criar marca pessoal você deve focar na autenticidade. Esse é um dos princípios fundamentais. Não estamos falando de criar um personagem fictício. Até porque isso não é autêntico.

A ideia é se posicionar com algo que você é de verdade. Trata-se de estabelecer uma estratégia para mostrar o seu “eu” para potenciais clientes. Dessa forma, você poderá refletir seus valores e habilidades.

Para construir uma marca forte, comece fazendo uma lista das habilidades que você já possui. Em seguida, cruze as ideias para encontrar o ponto ideal de construção de sua marca pessoal. Então, pense no seguinte:

Suas habilidades: quais habilidades você adquiriu ao longo da vida? Que treinamento, certificações ou prêmios você recebeu?

Suas paixões e interesses: em quais setores de mercado e assuntos você está mais interessado? Pelo que você é apaixonado?

Valores e crenças: quais são seus valores mais importantes? No que você acredita? O que você representa? Contra o que ou quem você luta?

– Elementos-chave para criar marca pessoal

A próxima etapa é começar a juntar os elementos-chave de sua marca pessoal. Certamente isso ajudará a orientar suas decisões à medida que você constrói sua marca:

Visão da sua marca: pelo que você quer ser conhecido? Quer se tornar conhecido como um especialista no tema XYZ?

Missão da sua marca: Por que você deseja construir uma marca pessoal? Qual é o seu propósito? Quem você quer influenciar? O que você quer alcançar?

Mensagem da sua marca: Qual é a mensagem principal que você deseja comunicar? Que mensagem você deseja reforçar de forma consistente em seu conteúdo e em seu marketing? Se você pudesse dar apenas um conselho ao seu público, qual seria?

Personalidade da sua marca: Quais características e traços pessoais você pode incorporar à sua marca? Você quer ser visto como muito sério e profissional, ou talvez mais divertido e aventureiro?

Uma boa dica é compartilhar sua história pessoal. Como você entrou em seu mercado? Por que você faz o que faz?

2 – Escolha o seu público-alvo

Para começar, não tente atrair todo o tipo de cliente. Na verdade, nem todo mundo terá interesse em comprar seu curso online. O que você deve fazer é identificar o público certo para o seu infoproduto.

Ou seja, as pessoas que estão dispostas a gastar dinheiro para ter acesso ao conteúdo que você está oferecendo. Portanto, você deve criar marca pessoal para atrair essas pessoas. Definitivamente, se você tentar agradar todo mundo, não agradará ninguém.

Para ter uma marca pessoal forte você precisa representar algo, acreditar em certa maneira de fazer as coisas. Além disso, comunicar com orgulho essas crenças. Aliás, os criadores de produtos digitais que não conseguem isso obtêm uma resposta fraca do seu público-alvo.

Um exercício valioso que recomendamos é criar um perfil de cliente perfeito, o que chamamos de persona. Quanto mais você entende seu cliente perfeito, incluindo suas necessidades e desafios, mais preparado você estará para criar cursos online que eles realmente desejam adquirir.

Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a desenvolver seu perfil de cliente perfeito:

Dados demográficos: qual é sua idade, sexo, educação, status de relacionamento, renda, profissão, etc.?

Desejos e aspirações: qual é o resultado desejado? Quais são seus sonhos, objetivos e aspirações?

Pontos de dor e desafios: contra o que eles estão lutando? O que os impede de alcançar seus objetivos?

Sem dúvida, a base de uma marca pessoal forte é quão bem você entende seu público e os problemas que ele enfrenta. Então, você precisa definir como resolver esses problemas.

As pessoas precisam saber quem você é e o que faz da maneira mais simples possível. Portanto, você deve ser capaz de se apresentar em 5 palavras ou menos.

3 – Crie um curso online valioso

A formação de uma marca pessoal que gere lucros está diretamente ligada ao que você tem para oferecer, ou seja, seu curso online. O conteúdo do seu curso precisa ser valioso e irresistível. Assim você conseguirá se posicionar como um especialista e não um generalista.

Então prometa a seus clientes um resultado muito específico. Para isso, desenvolva conteúdo com o objetivo de ajudá-los a alcançar esse resultado. Uma oferta genérica com uma promessa vaga definitivamente não é irresistível.

Assim sendo, encontre o ponto certo entre o que você ama, o que você faz melhor e o que seus clientes ideais mais desejam. Em seguida, crie um curso online que se enquadre nesses critérios.

Criar marca pessoal + oferta irresistível

O que você adora fazer + O que você faz de melhor + O que seu público mais deseja = curso online irresistível.

Depois de criar um curso online incrível, você precisa ser capaz de divulgá-lo para o seu público-alvo. Aqui estão duas perguntas que você precisa ser capaz de responder de forma clara:

O que você faz? Sua resposta a esta pergunta é sua proposta de valor. Qual é o valor que você fornece aos seus clientes? Como você faz isso?

Dê ao curso online um nome exclusivo. Isso fará com que seu infoproduto se destaque dos outros que prometem o mesmo resultado.

Por exemplo: vamos supor que você criou um curso online para ajudar empresas a conquistarem mais clientes usando a publicidade do Facebook. Então, é isso que você faz!

Para ajudá-lo a se destacar de milhares de outros especialistas que fazem a mesma coisa que você, uma boa ideia é descrever o que você faz de uma forma que o diferencie de seus concorrentes.

4 – Otimize seu site pessoal

Ter um site pessoal é um componente importante da construção de uma marca pessoal. Ter uma presença forte nas redes sociais também é fundamental. No entanto, você não controla nenhuma das plataformas sociais nas quais estabelece uma presença.

Por outro lado, seu site é uma plataforma que você possui e controla. Certamente, visitar seu site será uma das etapas pelas quais seu público-alvo passará até que se tornem clientes.

Quando seu público-alvo visita seu site, eles devem ser capazes de entender imediatamente quem você é e como você pode ajudá-los.

Eles devem sentir que chegaram ao lugar certo. Mas, se isso não acontecer em alguns segundos, a maioria dos novos visitantes sairá do seu site.

Talvez o mais importante seja que seu site deva ser otimizado para converter visitantes casuais em clientes pagantes.

Existem vários elementos-chave necessários para que isso aconteça, e a maioria deles estão ligados diretamente à sua página inicial.

Elementos-chave da página inicial do seu site:

Um logotipo profissional: peça a um designer para criar um logotipo profissional para o seu negócio. Mas, se você mesmo preferir fazer, a dica é conhecer o Canva, uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar conteúdos visuais.

Sua proposta de valor: certifique-se de que sua proposta de valor (quem você ajuda e como você os ajuda) seja exibida com destaque em sua página inicial, de preferência perto do topo.

Imagem profissional: peça a um fotógrafo que tire várias fotos suas. Use essas fotos em todo o seu site e também em seus perfis de redes sociais.

Frase clara de chamariz: indique aos visitantes do seu site a próxima ação. Geralmente, os criadores de infoprodutos procuram direcionar os visitantes do seu site para sua lista de e-mail.

5 – Criar marca pessoal requer uma estratégia de conteúdo e visibilidade

Primeiramente, identifique alguns temas centrais nos quais você acredita fortemente e construa seu curso online em torno disso. Para que sua estratégia de conteúdo funcione, é importante focar na qualidade. Portanto, não crie conteúdo que reflita mal sua marca pessoal.

Uma marca pessoal forte é coesa, clara, consistente e visa atender a um público específico. De fato, construir sua marca é importante porque é a melhor maneira de se auto-promover.

Além disso, ajuda a atrair clientes potenciais interessados em seu curso online. A dica é criar um blog para publicar artigos relacionados ao tema do seu produto digital. Faça atualizações com frequência, use imagens atrativas e títulos chamativos.

Outra boa ideia é criar um canal no YouTube para divulgar vídeos focados em seu curso online e nas suas habilidades. Saiba que o vídeo é uma das ferramentas mais poderosa que os criadores de infoprodutos podem usar.

Além de ajudar a criar marca pessoal, os vídeos ajudam a desenvolver uma conexão emocional com as pessoas. Isso porque você estará “mostrando a sua cara”, seus valores e pensamentos para orientar seu público-alvo sobre determinado tema.

6 – Construa uma comunidade em torno do seu curso online

Em vez de tentar construir um público grande e amplo, mude seu foco para se tornar um líder de uma comunidade em um nicho específico.

Defina seu público-alvo e construa uma comunidade para que eles interajam e compartilhem ideias. Além disso, que apoiem uns aos outros e entrem em contato com você diretamente.

Uma marca pessoal forte é aquela que tem um alto nível de impacto, o que, por sua vez, influencia as pessoas que te seguem.

A dica é aproveitar as redes sociais para criar diálogos relevantes e significativos entre você e as pessoas que deseja impactar.

– Maneiras de construir uma comunidade em torno do seu curso online:

Grupos do Facebook: crie um grupo privado no Facebook para reunir seus clientes potenciais. Isso lhe dará a oportunidade de se envolver em conversas significativas com seu público diariamente. Saiba que é importante dar a eles um ambiente no qual possam interagir e apoiar uns aos outros.

Lives: faça lives no Facebook ou Instagram para que seus clientes potenciais se aproximem mais de você. Para criar marca pessoal forte você precisa demonstrar empatia. Além disso, que se importa com os problemas do seu público-alvo acima de tudo.

Clube de assinatura: em troca de um valor mensal, seus clientes podem ter acesso ao conteúdo do seu curso online em uma plataforma EAD. Criando um clube de assinatura você pode liberar seu conteúdo aos poucos, de forma semanal, quinzenal, mensal, etc.

A plataforma EAD Genius reúne os melhores recursos para você lucrar com a venda de seus cursos online. Na Genius você pode escolher como cobrar seus clientes. A venda é integrada com Pagar.me, PagSeguro e Hotmart, bem como os meios tradicionais de pagamento (boleto e cartão de crédito).

Seja no modelo de clube de assinatura ou cobrança de valor único, a Genius oferece os melhores recursos e funcionalidades, sendo instalada e configurada em seu próprio domínio.

Por fim, certamente criar marca pessoal ajudará você a conquistar a confiança do seu público-alvo e a posicioná-lo como uma autoridade e um líder inovador em seu nicho de mercado.

Quando você constrói uma marca que é 100% baseada em você, consegue estabelecer um espaço no qual pode operar livremente porque nenhum de seus concorrentes poderá clonar tudo o que você é.

Saiba que todos nós temos uma marca pessoal. Então, use isso a seu favor.

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