Como criar cursos online para o seu negócio de coaching?

Curso online de coaching

Quer saber como criar cursos online para o seu negócio de coaching decolar? Você é um coach empresarial, coach de fitness, coach de relacionamentos ou outro? Seja qual for sua área, ajudar os outros a alcançar seus objetivos é uma das partes mais gratificantes do seu trabalho.

Ao longo deste artigo, vamos explicar por que os cursos online são uma ótima maneira de lucrar em seu setor de mercado.

Mesmo que você seja novato no universo dos cursos online poderá aprender como levar seu conteúdo de treinamento para o próximo nível.

Mas antes disso, aqui estão algumas perguntas que você deve responder. Dessa forma, poderá saber se está pronto para criar uma vantagem em seu negócio de coaching por meio de cursos online:

– Você já trabalha como coaching e tem alguns clientes?

– Ainda está validando sua ideia de negócio?

– Você tem bastante conhecimento sobre um nicho de mercado específico?

– Você tem depoimentos de clientes satisfeitos?

Se você respondeu sim à maioria dessas perguntas, ótimo! Está pronto para gerar mais impacto através de cursos online!

Modelos de cursos online para coaches

Muitos coaches transformaram a maneira como fazem negócios e hoje vivem por meio de cursos online. Então, se você também deseja lucrar mais criando produtos digitais que realmente vendem, confira algumas das maneiras mais comuns.

Modelo nº 1: criar cursos online com preço único  

Este modelo usa cursos online para produzir seu programa de coaching, transformando-o em um produto digital completo. Seguir esse caminho pode ajudá-lo a gerar mais lucro. Isso porque uma vez que você tenha criado seu infoproduto, poderá vendê-lo várias vezes.

Para isso, basta estabelecer um preço único para que o cliente tenha acesso a todo o seu conteúdo. Por exemplo, se você é um coach financeiro, pode oferecer um curso online sobre finanças pessoais. Dessa forma poderá ajudar as pessoas a obter independência financeira.

Mas lembre-se de que seu curso online não precisa substituir o seu programa existente. Você pode posicioná-lo como algo complementar ao seu treinamento.

Modelo 2: clube de assinatura

Ter um clube de assinatura é uma grande vantagem. Isso porque os membros são incentivados a permanecer envolvidos com seu conteúdo por muito tempo.

Assim você não precisa definir uma data de término definitiva. E ainda recebe um pagamento mensal dos clientes para liberar seu conteúdo. Mas, quando a pessoa para de pagar perde o acesso ao curso.

Construir uma base de receita recorrente por meio de um clube de assinatura pode ser mais lucrativo do que vender um curso online com preço único.

Talvez você esteja em dúvida sobre cobrar de seus clientes uma taxa única para terem acesso ao seu curso ou criar um clube de assinatura. Então, responda essa pergunta. “Você está preparado para adicionar regularmente novos conteúdos ao seu curso online?”

Se você não conseguir fazer isso, o melhor é optar pelo modelo de cobrança única. Embora criar cursos online e vender a preço único seja ótimo em certos casos, você pode considerar um clube de assinatura se:

– Você deseja lançar em breve seu curso online, mas tem tanto conteúdo para preparar que isso pode levar muito tempo. Então, criar um clube de assinatura por alguns meses lhe dará tempo para desenvolver todo seu conteúdo.

– Você é um coach que trabalha em um setor de mercado que tem mudado constantemente. Por isso precisa adicionar novos conteúdos regularmente.

– Deseja construir uma comunidade para seus clientes interagirem em vez de fazer apenas atendimentos individuais. Além disso, você tem ideias incríveis para o seu conteúdo. Por exemplo: entrevistas com personalidades do seu setor de mercado.

Modelo nº 3: treinamento somente para clientes

Isso envolve criar cursos online apenas para oferecer um treinamento exclusivo para clientes com os quais você está trabalhando individualmente. Essa abordagem garante que cada cliente receba orientação altamente personalizada.

Valide seu curso online

Se você concluiu que está pronto para criar cursos online para o seu negócio de coaching, a próxima etapa é começar a validar sua ideia de infoproduto antes do lançamento.

Como coach, você deve estar se perguntando: já tenho um programa de coaching offline que está dando certo, preciso mesmo validá-lo novamente antes de vendê-lo online?

A resposta é sim. Mesmo que você já tenha um programa de coaching offline, ainda precisa validar seu curso online. Você deve fazer isso para não correr o risco de construir um produto digital que ninguém está interessado em comprar.

Certamente, o estágio de validação ajudará você a desconstruir suas suposições antes que se tornem um problema.

Aqui estão algumas suposições comuns a serem consideradas:

Suposição nº 1: o que funciona offline funcionará online. As pessoas aprendem de forma diferente online. O que funciona pessoalmente pode não ser traduzido online da maneira que você espera.

Então, passar pelo processo de validação ajudará você a descobrir se as pessoas conseguem absorver o mesmo conteúdo em um contexto de aprendizagem diferente, ou seja, através do ensino a distância (EAD).

Suposição nº 2: os objetivos de aprendizagem para o seu público permanecem os mesmos. O cliente que deseja receber orientações suas pessoalmente pode estar procurando algo diferente daquele que prefere aprender por meio de um curso online. A validação ajuda a testar a adequação do seu infoproduto para o seu público-alvo.

Benefícios 

Proteja seu tempo e recursos. Não há nada pior do que passar dias ou meses criando um curso online, para descobrir que ninguém quer comprá-lo. Por isso validar seu curso online pode evitar frustrações.

Obtenha feedback valioso. Quanto antes você envolver seu cliente potencial no processo, mais cedo descobrirá exatamente o que ele deseja aprender e como. Ao validar sua ideia de infoproduto, você obterá informações valiosas sobre as preferências do cliente para que possa refinar seu conteúdo.

Construa sua lista de leads. Ao apresentar a ideia do seu curso online antes do lançamento, você poderá despertar o interesse de antemão. Dessa forma, você estará caindo nas mãos de clientes em potencial, em vez de um mar de leads frios.

Criar cursos online e depois validar, por onde começar?

Seu processo de validação deve incluir uma combinação de fazer suposições e pedir feedback. Então, antes de criar cursos online, pesquise seu público-alvo.

Primeiramente, procure saber de seus potenciais clientes o que eles precisam e como você pode atendê-los por meio de um curso online.

Se você já tem um público ou grupo de clientes anteriores que já treinou, pergunte sobre como agregar valor através de uma versão digital do seu treinamento. Por exemplo, você poderia…

Enviar uma pesquisa para sua lista de e-mail fazendo algumas perguntas. Use ferramentas de pesquisa como Google Forms ou SurveyMonkey.

Publique uma enquete nas redes sociais para identificar as preferências de aprendizagem de seus potenciais clientes.

Aproveite as redes sociais para ficar de olho em hashtags específicas ou tendências de temas em seu nicho de mercado.

Além disso, faça pesquisas de palavras-chave usando o o planejador de palavras-chave do Google para validar a demanda pelo seu tema.

Você também precisa decidir quem pretende atender. Quanto mais específico você for, mais fácil será criar cursos online com conteúdo que atenda seus clientes.

Se você puder definir exatamente para quem é voltado seu produto digital, conhecendo seus problemas e sabendo em que ponto da jornada do cliente eles estão, então seu curso falará diretamente com seu cliente ideal e terá um grande valor para ele.

Saiba que é preciso deixar claro o valor que você fornecerá por meio do seu infoproduto. Pergunte a si mesmo: qual é o objetivo que você os ajudará a alcançar? Será o mesmo ou diferente do seu treinamento de coaching atual? De que maneiras?

Escolha um modelo de entrega

Entre as três opções de entrega que citamos anteriormente, qual modelo você prefere? Ao pensar em como estruturar sua oferta de infoproduto, é útil pensar por meio de duas lentes: a jornada do cliente e seus objetivos de negócios. Por exemplo:

Lente nº 1: jornada do cliente… Sua pesquisa com o cliente revelou um desejo de aprendizagem online através de um curso de pagamento único?

Lente nº 2: Seus objetivos de negócios… Seu objetivo é atingir receitas mensais recorrentes com seus serviços de coaching, enquanto permanece altamente envolvido com seus clientes? Nesse caso, criar um clube de assinatura é uma boa opção.

Isso pode ser feito através de uma plataforma EAD. Essa opção é ainda mais útil para coaches que pretendem reduzir a quantidade de tempo presencial com seus clientes a cada semana.

Sem dúvida, você deseja escolher um modelo que permita atingir seus objetivos de negócios enquanto atende bem seus clientes. Então, com esses insights em mente, você já pode começar a criar cursos online e testá-lo lançando para seu público-alvo!

Existem dois métodos principais que os criadores de cursos digitais normalmente usam: pré-vender um curso ou lançar um curso piloto (MVP – um curso mínimo viável).

Tipos de conteúdo para criar cursos online

Uma vez que todos têm um estilo de aprendizagem diferente, você deve usar uma combinação de elementos de conteúdo para oferecer o melhor suporte possível aos seus clientes.

Saiba que os cursos com melhor desempenho têm várias coisas em comum, incluindo os tipos de conteúdo oferecidos.

Aqui estão alguns elementos-chave a serem considerados ao preparar seu conteúdo:

Vídeo: esta é uma ótima maneira de manter um toque pessoal em seu programa de coaching online. Os vídeos também atraem os alunos que preferem ver e ouvir ao invés de ler. A dica é inserir vídeos introdutórios para cada módulo do seu curso.

Pontos de contato: torne-se visível ao longo do seu curso online por meio de pontos de contato digitais. Você pode criar um grupo no WhatsApp ou um grupo no Facebook para interagir com seus clientes.

Criar espaço para a interação de seus clientes pode fazer maravilhas para o seu negócio de coaching.

Estratégias de marketing para coaches

Esteja você estabelecido em seu nicho de mercado ou apenas começando a construir sua marca, o lançamento de um curso online para o seu negócio de coaching oferece uma oportunidade de reeducar seu público sobre como você pode ajudá-lo.

Existem algumas estratégias de marketing que funcionam bem para a maioria dos coaches gerarem engajamento e leads. Por exemplo:

Grupos do Facebook

Os grupos do Facebook são o principal meio para a criação de um público engajado para o qual você pode vender seus cursos online no futuro.

Muitos coaches também usam os grupos do Facebook como um espaço complementar para se envolver com os participantes que já compraram seu curso online.

Para atrair pessoas para o grupo e transformá-lo em uma comunidade de sucesso, aqui estão algumas coisas que você pode tentar:

 Você precisa aparecer em seu grupo todos os dias se quiser que os outros façam o mesmo. Crie uma programação para definir quando você publicará novo conteúdo no grupo.

– Se você deseja que sua comunidade cresça, você precisa torná-la um lugar divertido para as pessoas. Embora muitos possam aderir ao grupo pelo conhecimento que você tem para compartilhar, é mais provável que se conectem de forma emocional com sua comunidade.

– Certifique-se de estar constantemente agregando valor, oferecendo treinamento gratuito, dicas ou ideias para o grupo, além de estimular conversas entre eles.

Em sua programação de conteúdo, estabeleça um equilíbrio entre o fornecimento de material relevante e prático e algumas postagens mais light.

Conclusão

Por fim, se você seguiu todas as etapas até agora, já está no caminho certo para criar cursos online, parabéns! Mas antes de lançá-lo, você já estabeleceu um plano para vendê-lo? Já escolheu a plataforma EAD?

A dica é escolher a Plataforma EAD Genius, pois reúne os melhores recursos para você lucrar com a venda de seus cursos online. Na Genius você pode escolher como cobrar seus clientes e por quanto tempo eles terão acesso ao seu curso.

Você pode usar o modelo de clube de assinatura, no qual você recebe um valor mensal para liberar seu conteúdo aos poucos, de forma semanal, quinzenal, mensal, etc.

Não se esqueça que sua credibilidade como coach está em jogo, então não basta apenas criar cursos online, você precisa disponibilizá-los da melhor maneira possível. E é aqui que entra a plataforma EAD Genius para ajudar você!

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte da Lista Vip

Receba conteúdo exclusivo

Veja mais

®2020 Genius EAD | Todos os direitos reservados​