Como criar conteúdo épico para infoproduto

Criando conteúdos para Infoprodutos

Se você percebeu recentemente que seu conteúdo precisa ser épico para se destacar chegou ao lugar certo. Uma rápida busca no Google por “como criar conteúdo épico” revelou milhões de resultados de pesquisa. Então, sim, a maioria dos criadores de infoprodutos sabe que conteúdo pobre não vai funcionar.

Portanto, conteúdo de alto valor é o único que merece atenção! Assim sendo, eles estão investindo tempo e energia para aprender como criar conteúdo atrativo para seu público-alvo. Mas, o que exatamente torna o conteúdo tão épico, independentemente do tipo de conteúdo?

Em outras palavras, quais são os princípios básicos  para a criação de conteúdo épico não apenas para um infoproduto, mas também as postagens de blog e de redes sociais?

Além disso, criação de vídeos, apresentações de slides, ou qualquer outro formato que você escolher compartilhar suas informações? Leia este artigo até o final para saber a resposta dessas perguntas.

Por que você deve criar um conteúdo épico

Antes de nos aprofundarmos em como criar conteúdo épico, vamos discutir por que  você deve desenvolver esse tipo de conteúdo para o seu curso online ou e-book. E, por que você deve criar um conteúdo sobre “como fazer” para seu nicho de mercado.

Antes de mais nada, seus clientes não estão procurando informações. Eles estão procurando uma solução! Cada infoproduto é uma solução para um problema.

Quando seu cliente compra seu produto digital, o que ele está comprando é a promessa de um resultado específico.

Isso pode estar relacionado a diversas coisas. Por exemplo: uma maneira de melhorar a saúde, ganhar mais dinheiro, melhorar as relações, etc. Na busca de soluções para seus problemas, eles procuram informações úteis.

É por isso que, como um criador de infoproduto, faz sentido você criar conteúdo que eduque seu público-alvo. Além disso, que se vincule diretamente ao problema/resultado que seu negócio ajuda a resolver/ alcançar.

Ao ajudar seu público a resolver um problema ou alcançar um resultado específico, você está literalmente mudando a vida dele de alguma forma (espero que para melhor!). Enquanto aumenta simultaneamente a conscientização de seu negócio no processo.

Mas ajudar seu público-alvo não é o único benefício de criar conteúdo épico. Existem outras vantagens que vão além do impacto que você pode causar na vida de outra pessoa.

Principais benefícios da criação de conteúdo épico:

Atenção: a competição pela atenção do seu público-alvo nunca foi tão acirrada. Ao criar conteúdo melhor do que o de seus concorrentes, você se destaca em um mercado competitivo.

Lealdade: quando seu público obtém um valor tangível de seu conteúdo, é mais provável que ele volte outras vezes. O conteúdo épico ajuda a criar fidelidade e encoraja visitantes recorrentes em seus canais digitais.

Influência: se o seu conteúdo for atraente o suficiente para persuadir alguém a implementar seu conselho, você pode mudar a vida de alguém.

Tráfego: os principais mecanismos de pesquisa, como o Google, adoram conteúdo épico. Na verdade, seu algoritmo é projetado para detectar conteúdo relevante e útil.

Assim, tende a exibi-lo em seus resultados de pesquisa. Um conteúdo de alta classificação no Google pode se tornar uma fonte contínua de tráfego gratuito para o seu site.

Autoridade: a criação de conteúdo aprofundado para o seu público ajuda a posicioná-lo como um especialista em seu setor. Isso gera confiança. Quando alguém confia em você, é mais provável que compre seus produtos digitais.

Viralidade: nenhuma promoção ajudará um conteúdo pobre a se tornar viral. Afinal, para que algo se torne viral, as pessoas precisam compartilhar de forma orgânica.

Conteúdo épico tem viralidade embutida e é mais fácil de ser compartilhado por aqueles que o consomem. Afinal, quando se cria um conteúdo excelente, não é preciso muito esforço para promovê-lo.

Como identificar um conteúdo épico?

Antes de tentar criar um conteúdo épico, você deve ser capaz de defini-lo primeiro. Ter uma definição clara do tema do seu produto digital e dos assuntos que serão tratados, permitirá que você avalie com precisão se o seu conteúdo é realmente épico ou não.

Então, se você perguntar aos especialistas em marketing de conteúdo como eles identificam um conteúdo épico, certamente terá algumas dessas respostas abaixo:

“Conteúdo épico é quando alguém o visualiza e sente vontade de compartilhar, curtir, seguir, assinar ou comprar. Muitas vezes, isso é o resultado do conteúdo ser tão valioso que a pessoa se torna um fã.” 

“Conteúdo útil que depois de consumido tem a capacidade de impactar a vida ou negócio de uma pessoa.” 

“Conteúdo que conversa com as pessoas, que é divertido e as faz dizer sim! Algo que impressiona, fica na mente, informa e muda suas ações. Quando você deixa as pessoas melhor de alguma forma, elas nunca mais esquecem de você.”

“Conteúdo que traz uma nova perspectiva. De fato, nenhuma ideia é nova, mas quando apresentada de uma maneira diferente se torna épica.”

Como você deve ter notado, cada uma dessas definições de conteúdo épico leva a pelo menos um dos seguintes princípios:

1 – Muito útil

2 – Divertido

3 – Inspira ação

O conteúdo que é altamente útil, divertido e inspira ação tem mais probabilidade de ser compartilhado pelo seu público-alvo do que o conteúdo que não possui nenhum desses três princípios básicos.

Como criar conteúdo épico?

Agora que você entendeu os princípios básicos do conteúdo épico, deve estar esperando uma resposta para como criar conteúdo épico para o seu infoproduto, certo? Então, para ficar mais claro, vamos mergulhar em cada dica individualmente.

1 – Escolha um tema relevante para o seu público-alvo

Ao escolher um tema para criar o conteúdo do seu curso online é preciso identificar um aspecto específico do problema que você ajudará os clientes a resolver.

Se o seu curso online é voltado para finanças, por exemplo, você pode definir um tema do tipo: “como criar um orçamento doméstico”. Esse pode ser um dos vários assuntos relacionados ao planejamento financeiro.

Deixe outros assuntos (como investir seu dinheiro ou como economizar para a aposentadoria) para outras partes do conteúdo. Em seguida, use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como o planejador de palavras-chave do Google. Dessa forma poderá validar a demanda pelo seu tema.

O objetivo aqui é avaliar quantas pessoas estão realmente pesquisando esse tema. Além disso, identificar precisamente quais palavras-chave estão usando.

O primeiro passo para criar conteúdo impactante é super simples. Saiba para quem você está criando o conteúdo e realmente se preocupe com eles.

A segunda etapa é fazer algumas pesquisas de mercado sobre o seu tema e como isso atenderá ao seu público. Não há como criar conteúdo épico com base no que você acha que eles querem. Depois, você acabará descobrindo que não era nada daquilo.

2 – Selecione um tipo de conteúdo

Depois de validar a demanda de um tema específico, a próxima etapa é escolher o tipo de conteúdo a ser criado. É recomendado começar com um tipo de conteúdo principal que faça mais sentido para seu público-alvo.

Além disso, se você precisa demonstrar visualmente como fazer algo, criar um vídeo é uma boa ideia. O conteúdo épico apresenta informações bem elaboradas e coloca a experiência do usuário em primeiro lugar.

O formato de entrega (curso online, e-book, vídeo aulas, etc) pode variar de criador para criador de infoproduto, desde que a qualidade da informação seja uma prioridade.

3 – Crie um título atrativo

Se você realmente quer saber como criar conteúdo épico para formular melhor seu produto digital, não ignore a importância do título.

O título do seu curso online, por exemplo, será a primeira coisa que alguém olhará para avaliar se ele merece ou não mais atenção.

A dica é fazer uma promessa específica sem revelar totalmente a solução e nem enganar seu público. Se o seu título não despertar a curiosidade, não será atraente o suficiente.

Então, tente criar pelo menos de 5 a 10 títulos diferentes para o seu conteúdo. Em seguida, escolha aquele que for mais chamativo.

4 – Dê uma olhada na concorrência

Ao pesquisar os conteúdos de concorrentes, procure lacunas a serem preenchidas ou uma oportunidade de cobrir o mesmo tema, mas de um ângulo diferente. Seu conteúdo precisa ser melhor, mais detalhado e apresentar um diferencial de alguma forma para se destacar.

A dica é usar do BuzzSumo para identificar o conteúdo de melhor desempenho para o tema escolhido. Reúna o máximo de percepções e ideias possíveis para o seu tema, mas não exagere.

Como criar conteúdo épico evocando uma resposta emocional

Conquiste seu público-alvo fazendo uma promessa ousada desde o início do seu conteúdo. Isso ajuda a “prender” a atenção deles desde o começo e dá um motivo para continuarem interessados.

A maioria das pessoas não se lembrará do que você disse, mas sempre se lembrarão de como você as fez sentir. Para que seu conteúdo seja memorável, ele deve evocar uma resposta emocional. Se o seu conteúdo não faz o seu público sentir  algo, então não é épico.

A criação de conteúdo que evoque uma resposta emocional começa com a compreensão do seu público-alvo. Você deve conhecer seus pontos fracos, medos, frustrações, desejos, motivações e aspirações. Assim, explorar esses fatores em seu conteúdo.

Articule o problema que seu público está ansioso para resolver, mostre a eles que você entende como se sentem. Não tenha medo de desafiar as suposições do seu público sobre o seu tema.

Assim sendo, se a tendência atual em seu setor é fazer as coisas de determinada maneira, não hesite em ir contra a tendência e recomendar uma solução diferente.

Sem dúvida, dizer às pessoas o que não fazer costuma ser tão valioso quanto dizer a elas o que fazer.

Mostre ao seu público que você entende o que eles estão passando. Quer seu público adote suas recomendações ou não, quando você desafia suas suposições, eles prestam atenção.

Apresente suas ideias passo a passo

Esclareça suas ideia e, em seguida, organize todos os seus insights em etapas que apoiem ​​o seu tema. Seu objetivo deve ser apresentar suas ideias em uma sequência lógica que guie seu público do Ponto A (sua realidade atual) ao Ponto B (a realidade desejada).

Faça uma revisão geral para se certificar de que apenas o que é essencial está incluído. Livre-se de qualquer conteúdo superficial ou irrelevante que não agregue valor ao seu público.

Saiba que a maioria das pessoas são visuais. Isso significa que elas precisam ver o que você está ensinando para aprender melhor.

Mesmo que seu curso online seja basicamente baseado em texto, adicionar recursos visuais como imagens, diagramas e gráficos ajudará a torná-lo mais envolvente e memorável para seu público-alvo.

Gravar vídeo-aulas é uma boa opção. Afinal, os vídeos atraem mais a atenção dos alunos. Além disso, encontre boas imagens na web que valorizem seus pontos de vista.  Gifs animados também podem agregar valor ao explicar algumas ideias.

Ao criar seu conteúdo, certifique-se de que seus insights vêm de fontes confiáveis ou de sua própria experiência, de preferência ambos.

Então lembre-se: você pode aprender como criar conteúdo épico, mas se falar sobre assuntos que você tem pouco ou nenhum conhecimento, perderá a confiança dos seus clientes.

Quando você entender tudo sobre o assunto, de todos os ângulos, poderá fornecer ao seu público uma perspectiva verdadeiramente valiosa.

Para o bem ou para o mal, cada conteúdo do seu produto digital é um reflexo do seu negócio. Portanto, sempre faça o seu melhor para garantir que seu conteúdo seja confiável.

Saiba que estabelecer confiança e autoridade em seu setor é muito importante para o seu sucesso no mercado de infoprodutos.

Conclusão sobre como criar conteúdo épico para infoproduto

Por fim, ao aderir aos princípios-chave descritos neste guia, você estará bem equipado para criar um conteúdo épico que atraia seus clientes ideais.

Aliás, se você ainda não escolheu a plataforma EAD para agregar ainda mais valor ao seu conteúdo. A dica é conhecer a plataforma EAD Genius, uma solução multifuncional para ajudá-lo a gerenciar e vender seu curso online. Essa ferramenta oferece inúmeros recursos e funcionalidades em um painel intuitivo.

Não esqueça que sua credibilidade está em jogo, então não basta saber como criar conteúdo épico, você precisa saber também como entregá-lo de forma eficiente. E é aqui que entra a plataforma EAD Genius para ajudar você!

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